Image

Venda de eBooks no estilo “pague quanto quiser” gera U$ 1 milhão em duas semanas

30/10/2012
 / 

Do jornal The Observer vem uma dica de marketing que é, ao mesmo tempo, inovadora e bacana.

Alguns autores americanos de livros de fantasia e aventura, bastante conhecidos do público, reuniram suas obras em um pacote com 6 eBooks. O preço era definido pelo leitor, na hora da compra. Era possível comprar os livros por apenas um centavo. Além disso, uma parte do dinheiro seria doada para caridade, e a outra parte aos autores – e aqui também, era o leitor que escolhia os percentuais.

O detalhe inteligente da estratégia: quem pagasse acima do valor médio, recebia mais 7 livros, incluindo um título famoso. Resultado: em duas semanas, foram vendidos mais de 82 mil pacotes, a um preço médio de US$ 14.

Como um dos autores, John Scalzi, apontou, se o primeiro dia de compras do pacote de ebooks fosse contabilizado pelo New York Times, todos os autores estariam na lista dos mais vendidos e isso demonstra claramente que este formato vale a pena. Mas ao lado de doações de caridade, e mantendo 15% para as suas próprias despesas, o pacote anuncia-se como “suporte seus autores”.

Como o jornal mesmo conclui, um formato pacote é mais uma curadoria, do que um trabalho editorial – logo, tende a funcionar melhor com autores já conhecidos e com público fiel, do que com autores desconhecidos. Mas não que isso impeça um grupo de autores menos conhecidos, de fazer o mesmo – afinal, nesse modelo o leitor paga o quanto achar que vale. Até mesmo um centavo.

Fonte: Now here’s an idea worth going a bundle on | Books | The Observer.

 

  1. Comprei os onze livros pagando 15 dólares. Achei uma ideia excelente e fiquei muito curioso para ver que tipo de recepção teria no Brasil, seja com autores conhecidos, sejam com independentes.

  2. Esta iniciativa do Humble Bundle é fantástica, participei mas comprei só os 6 principais livros, pois não me interessei pelo resto. Do que li até agora, estou gostando de Pirate Cinema.

    O valor mínimo em 2012 pra bundles deste site é de 1 dólar, foi um cent em 2010, como fala a reportagem. E esta naõ é a única iniciativa neste sentido com relação a e-books. Pra quem não conhece, existe o http://storybundle.com/, que é também totalmente livre de DRM e tem uma proposta semelhante. A diferença é que eles só promovem e-books, usando um tema por vez, e não vários tipos de produtos (e-books, música e games) como o Humble Bundle. O foco é em escritores indies premiados.

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293