Image

Vender eBooks em Livrarias Físicas

28/06/2012
 / 

Talvez a ideia não seja nova e nem original, mas a rede de livraria Rinascita da cidade de Ascoli Piceno, localizada no centro da Itália, está trabalhando seriamente para iniciar a venda de livros digitais na sua livraria física. A Simplíssimo está dando consultoria e ensinando os empregados da livraria a conhecer e lidar com os livros digitais, de modo a atender melhor os clientes. A ideia é simples: trazer o eBook para as pessoas que não tem prática com compras pela internet.

O mercado vem crescendo rápido, mesmo com a crise. Ricardo Cavallero, diretor geral da Mondadori (que esteve presente no Congresso Internacional do Livro digital o ano passado), prevê que o eBook representará, depois do Natal deste ano, 5% do mercado italiano, ou 60 milhões de euros

Um dos problemas que freiam a difusão do eBook na Italia é o uso do cartão de crédito. Os italianos, ao contrário dos brasileiros, usam raramente e são poucos os que possuem um cartão de crédito. Este fato, unido ao medo de usá-lo na internet, faz a possibilidade de comprar o livro digital nas livrarias fisicas algo de atraente. “As pessoas entram na nossa livraria para conhecer, passear e deixar-se estimular por um conselho dos nossos assistentes, que são muito bem preparados. Queremos dar aos nossos clientes a possibilidade de comprar também o eBook e ter a nossa assistência”, diz Giorgio, fundador e proprietário da rede de Livrarias Rinascita. Na livraria, o leitor agora pode comprar também o eReader com tecnologia e-ink e alguns modelos de tablets.

Giorgio fundou a Rinascita em 1976 e com a livraria criou também um software de gestão para as livrarias independentes, o MACBOOK (http://www.macbook.it). Atualmente conta com mais de 400 livrarias espalhadas pelo territorio nacional que usam o sistema de gestão para os livros fisicos. Agora, com esta nova iniciativa, todas estas livrarias poderão vender eBooks diretamente aos seus clientes.

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293