O'Reilly Community

Vender no Site da Editora Garante Ótimas Informações

da Redação Ebooks, Notícias Deixe um comentário

As editoras costumam vender seus eBooks junto a grandes livrarias para ter menos trabalho e aparecer mais. Não precisam montar estrutura de compra e pagamento, não precisam pagar o caríssimo sistema de DRM da Adobe e não precisam colocar mais uma equipe cuidando de mais uma parte do workflow.

Entretanto, pode ser uma boa ideia vender eBooks em seu site, como afirma Joe Wilkert da O’Reilly (sempre ela). A O’Reilly vende seus livros no formato Mobi na Amazon, mas também possuem seu próprio e próspero site de vendas, onde oferecem cada obra no formato ePub, Mobi, PDF e até mesmo em Daisy (para deficientes visuais).

Wilkert comenta que quando editoras vendem seus eBooks em livrarias, estas compartilham alguns dados com as editoras, mas quando editoras vendem seus títulos em seu próprio site, conseguem um conteúdo muito mais rico e específico.

A O’Reilly já tinha algumas informações de seus clientes no ato da compra, mas decidiram levar um questionário por um mês para saber mais sobre seus compradores. As perguntas eram:

  • Se você comprar um eBook na oreilly.com, qual dos seguintes é o dispositivo principal em que você irá ler? [Escolhas incluindo laptop, desktop, dispositivos IOS, Android, os vários modelos do Kindle vários, e outros eReaders / tablets]
  • Em que outros dispositivos que você pretende ler seu eBook?
  • Se você comprar um eBook na oreilly.com, qual dos seguintes será o principal formato em que você pretende ler o livro? [Escolhas incluindo PDF, EPUB, Mobi, APK e formato Daisy]
  • Quais os outros formatos de eBook, se houver, que você pretende usar?

Essas perguntas, cujas respostas jamais poderiam ter sido obtidas com livrarias, trouxeram resultados interessantes. Por exemplo, metade dos leitores ainda prefere o formato PDF, embora os formatos Mobi e ePub estejam crescendo. E 46% afirmaram que o desktop ainda é o dispositivo mais utilizado para leitura.

Wilkert salienta que o público da O’Reilly é único, e que esses resultados podem não se refletir para outros casos, como ficção (a O’Reilly é uma editora essencialmente técnica). E justamente por possuir um público único é que a ideia de obter seus próprios dados com vendas no site da editora é muito interessante!

Com informações da O’Reilly.

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

da Redação

Para entrar em contato com a redação do Revolução eBook, escreva para sac@simplissimo.com.br

SimplíssimoVender no Site da Editora Garante Ótimas Informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.