Versão de “Guerra e Paz” do Nook Troca a Palavra “Kindled” por “Nookd”

Adriana Pires Ebooks, Notícias Deixe um comentário

Um novo incidente envolvendo obras clássicas da literatura em versão ebook aconteceu esta semana, contribuindo para lançar mais dúvidas a respeito da confiabilidade do livro digital.

Quem notou o problema foi o leitor Philip Howard (que em seguida postou no seu blog), que estranhou a frase: “It was as if a light had been Nookd  in a carved and painted lantern”, quando estava lendo “Guerra e Paz”, de Tolstoi , em seu Nook. Segundo ele, a princípio achou que fosse só uma pequena falha no software, mas depois de encontrar a palavra pela terceira vez, resolveu comparar o ebook com sua versão do livro impresso e descobriu que a frase acima, na tradução original do livro para inglês, era: “It was as if a light had been kindled (acendida, acesa) in a carved and painted lantern”. “Eu fiquei chocado. Quase que imediatamente eu achei hilário… depois ultrajante… depois ambos”, diz Philip.

Em 2009, a Amazon deixou os leitores dos livros “1984” e “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, indignados e furiosos quando, sem mais nem menos, retirou o livro de seus Kindles. A empresa tinha percebido o que poderia ser uma irregularidade com relação aos direitos autorais. A culpa pelo erro grotesco e infantil, desta vez, não parece poder ser creditada a Barnes & Noble, que simplesmente disponibilizou a versão do ebook para a venda através de seu eReader, o Nook, mas a uma companhia chamada Superior Formatting Publishing, a editora responsável por essa versão do livro (já em domínio público) para a venda a 99 centavos.

Tudo indica que o editor pegou uma versão já existente para Kindle e usando o método “localizar e substituir”, transformou todas as palavras “kindle” ou “kindled” que apareciam no texto em “Nook” ou “Nookd”, esquecendo-se de que se tratava de uma palavra que possui um significado na língua inglesa e, portanto, poderia aparecer no texto. Para seu azar, ela aparece. Não uma ou duas, mas oito vezes.

Mais Informações: The Future of The Internet  e Gizmodo

SimplíssimoVersão de “Guerra e Paz” do Nook Troca a Palavra “Kindled” por “Nookd”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *