Rascunho

Workshop de Escrita Criativa Acontece em Brasília no Início de Maio

da Redação Autores, Notícias Deixe um comentário

Nos dias 4 e 6 de maio Oswaldo Pullen e Alexandre Lobão trazem uma nova edição do workshop que foi realizado no ano passado com tanto sucesso.

O II Workshop de Escrita de Ficção trará palestras e oficinas com as técnicas utilizadas pelos escritores de sucesso nos EUA e na Europa, e que ajudam a organizar e dar coesão ao trabalho de qualquer escritor. Esta é uma oportunidade única para os autores que desejam aprender os recursos que Dan Brown, Sieg Larsson J.K.Rowling e muitos outros utilizam tão bem e que resultam em livros que, simplesmente, o leitor não consegue parar de ler.

Incrivelmente estas habilidades são pouco conhecidas na América Latina, onde encontramos faculdades para a formação de críticos literários, mas não de escritores.  Nos Estados Unidos e Europa, universidades vêm aperfeiçoando seus cursos para escritores há mais de cinquenta anos, gerando uma tecnologia da escrita que nenhum autor comprometido com a qualidade de seu trabalho pode ignorar.

O uso destes recursos (consolidados no exterior sob o nome de storytelling, ou a arte de contar) se reflete em obras bem estruturadas, coesas e altamente instigantes, que cativam e se tornam em grandes sucessos de venda.  Basta dizer que enquanto a CBL considera que uma obra de autor nacional que venda 20.000 exemplares pode ser considerada um sucesso de vendas, outras, de autores estrangeiros,  como “O Código da Vinci” chegam a centenas de milhares e por vezes, ultrapassam a marca de milhões de exemplares vendidos aqui no Brasil.

O workshop abrange teoria e exercícios práticos, ajudando o escritor a organizar seu trabalho desde a estruturação inicial da ideia,  conhecida como premissa estruturada, indo passo a passo até a produção das cenas e o seu refinamento.  Esta forma de trabalho evita os erros comuns como pontas soltas na trama, personagens inconsistentes, além dos finais arranjados e sem uma ligação natural com a estrutura da estória, além de evitar o temível “bloqueio de escritor”.

Assim, aspectos ligados ao arco da trama, aos pontos de virada, à estrutura da cena e outros são discutidos e exercitados ao longo do seminário, que também conduz os participantes à construção de personagens consistentes e que falam à alma do leitor.  Como resultado, temos um evento que surpreende por sua efetividade e seus resultados na escrita dos participantes – veja depoimentos em http://workshop.escritacriativa.net.
Ah, e as vagas são limitadas!

Informações

II Workshop de Escrita de Ficção
De 4 a 6 de maio, no CCB, 601 Norte, Brasília
Informações e inscrições: http://workshop.escritacriativa.net

Para publicar seu ebook ou livro impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Desde 2010 a Simplíssimo já comercializou mais de 1 milhão de exemplares, para mais de 1.500 autores e editoras. Veja como funciona.

 

Sobre o autor

da Redação

Para entrar em contato com a Simplíssimo, escreva para contato@simplissimo.com.br

SimplíssimoWorkshop de Escrita Criativa Acontece em Brasília no Início de Maio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.