Image

𝐑𝐄𝐋𝐆𝐈Ã𝐎 𝐌𝐈𝐒𝐄𝐑𝐈𝐂Ó𝐑𝐃𝐈𝐀 & 𝐑𝐄𝐋𝐆𝐈Ã𝐎 𝐒𝐀𝐂𝐑𝐈𝐅Í𝐂𝐈𝐎 (15 de julho de 2022)

25/01/2023
 / 

  1. Muitos religiosos tentam confrontar estes conceitos – misericórdia e justiça e misericórdia e sacrifício. E fazem isso para desfigurar, ou ao menos tentar desfigurar a imagem de Deus …
  2. A religião sacrifício é imagética, é esforçada, é quase “dolorida” e “dolorosa” – como eu mesmo escrevi há quase 20 anos na Síntese de Teologia, quando me formei. O sofrimento, apesar de ser uma fonte de solidariedade, é salvífico e comum a humanidade, porém, não pode ser desejado, enquanto uma forma de masoquismo.
  3. A religião misericórdia brota do sacrifício. A misericórdia é o essencial e o sacrifício é contingente. Jesus, no texto de Mt 12, 1-8 diz claramente o que, já estava no profeta Oséias, ou seja, “quero misericórdia e não sacrifício”. Estes são comuns e necessários sim. Mas – ainda mais que necessário – é a atitude de misericórdia. Uma religião de gana sacrificial vive somente na esfera do contingente, do mérito e mérito não temos.
  4.  reflexão de Mt 12,1-8, a leitura e a escrita deste pequeno texto, eu ouvia um jovem pregando a Igreja pela TV, alcançando milhares de pessoas e promovendo a religião meramente sacrificial, ou ainda, contingente. Bem, os fariseus de outrora e de agora sempre estão na “moita espiritual” para apontar o dedo na cara dos outros e dizer – NÃO SABEIS QUE ISSO É PROIBIDO. Há muitos fariseus que não são nem do sacrifício e muito menos da misericórdia, eles só querem é fardo! Não obstante, quando eles dizem que isso e aquilo é proibido, seja em nome da cultura e duma natureza – que em grande parte – é cultura também, eles e todos – são convidados a ouvir de Cristo… seja a Lei do Templo, sacrifício e misericórdia, “eu sou maior!” Cristo é sacrifício, é soteriologia, é escatologia, é o primaz antropológico protológico… nossa, quanta palavra difícil. Em síntese, Cristo é maior que o sábado e maior que o Templo. Cristo é maior que a Igreja, que as leis e que os costumes. Cristo é maior que as neuroses de santidade relacionadas a sexualidade que é tão cara a alguns cristãos (kkkkk). Me desculpe, mas a misericórdia é muito mais. A religião misericórdia é a consciência do senhorio de Cristo sobre o Templo, o sábado, o domingo e a segunda feira brava! Acho que está entendido, não?

Misericórdia Espiritualidade SenhoriodaVida Partilha Raramin

Cf. https://www.linkedin.com/pulse/%25C3%25A3-%25C3%25B3-%25C3%25AD-rodrigo-santos-1%25C2%25BA/

Deixe um comentário

Simplíssimo Livros Ltda © 2010-2018 - Praça Conde de Porto Alegre, 37/11 - Porto Alegre/RS - 90020-130 - Brasil
Chat via Whats (51) 98628-2293