No site eBook Newser entrevistaram Atif Raqif, Gerente Geral de Publicação Direta do Kindle, questionando-o sobre o que os autores independentes devem fazer para obter sucesso nas vendas de seus eBooks.
Transcreverei aqui as dicas e adaptarei, quando necessário, ao Brasil. Também incluirei algumas coisas minhas.
1. Escreva um bom livro, edite-o e passe-o pela revisão: muitos pensam que só basta escrever seu livro e publicar, que todos irão gostar e comprar. Porém, lembre-se da última vez em que você encontrou um erro que passou em um livro de uma grande editora. Não incomodou, não tirou sua atenção do livro? Acha que o seu será perdoado se for sem sentido, se não tiver uma ordem racional ou se houver algum erro? Edição e revisão é um bom investimento de longo prazo…
2. Conheça seu público: Francamente, não adianta colocar na cabeça que você vai escrever um livro infantil e sair escrevendo, achando que está fazendo tudo certo. Lógico que sua ideia, sua história, são importantes, porém, com algum conhecimento prévio do que costuma ser levado ao público que pretende atingir, há mais chances de sucesso.
3. Crie uma capa convincente: Não adianta ter um livro muito legal se a capa não consegue passar o que ele tem de legal. todo mundo sabe que muitos compram os livros pela capa, e isso é também verdadeiro para eBooks — nesse caso, pior ainda, já que a capa fica minúscula nas lojas. Então investir em uma bonita capa é essencial, totalmente importante para o sucesso de um livro.
4. Escreva uma boa descrição do livro: Vejo nas lojas virtuais muitos livros sem descrição, sem tags, sem informações adicionais, ás vezes até mesmo sem gênero. Como você espera que o leitor se interesse por seu livro? Ele não pode mais nem folhear, nem ser seduzido pelo acabamento ou tamanho… a única coisa que atrairá seu leitor, após a capa, são descrição e dados completíssimos da obra.
5. Teste seu livro digital onde puder: Seu eBook não será lido apenas no iPad. é preciso testá-lo no desktop ou notebook, smartphones (em aplicativos diferentes e sistemas diferentes), eReaders e tablets (marcas diferentes)… enfim, é sempre bom certificar-se que seu livro poderá ser lido em qualquer plataforma. Quanto mais plataformas, mais leitores.
6. Descubra uma boa estratégia de venda para seu eBook: teste preços mais baixos ou mais altos, lojas, divulgações, proteções. Observe os resultados de cada ação e veja qual delas trouxe mais retorno a você. Só praticando é que se arranja experiência.
7. Faça seu material de propaganda: prepare um trailer para seu livro, distribua amostras, grave um vídeo explicando mais sobre a obra, faça banners e avatares para sites e perfis de amigos. Crie um site próprio para seu livro e mantenha-o atualizado com novas informações sobre a obra, coloque detalhes extras… o mundo da autopublicação é também o da autopropaganda. Você é responsável pelo seu material.
8. Frequente eventos: Feiras de livros estão cada vez mais populares e numerosas. Então frequente-as. Participe de palestras, dê sua opinião, visite estandes, converse com editores e editoras, cara a cara. Distribua cartões, faça sua propaganda. Mostre quem você é também ao vivo, não apenas pela internet.
9. Conte com a ajuda da comunidade: Encontre outros autores independentes, sites que reunam essa comunidade. Troque ideias, soluções, problemas. Peça ajuda e ajude quem também está precisando. Organizem projetos, noites de autógrafos, lançamentos, enfim, há muito o que pode ser feito, e você contará com o apoio de pessoas que passam pelo mesmo que você.
10. Se jogue nas redes sociais, mas com bom senso: É super importante ter um perfil no Twitter e um no Facebook, dedicados apenas à sua obra para não chatear demais seus amigos. Vale também entrar no LinkedIn e participar de grupos específicos, além de procurar outras redes sociais e blogs para divulgar seu trabalho. Mas use o bom senso, não exagere e seja educado. Se alguém lhe der uma ajuda, agradeça.
Gostaram das dicas? Vocês têm alguma outra que consideram útil? Escrevam e participem!
10 Dicas Para Autores ou Escritores Independentes