Apesar de bastante povoada, a Índia possui um baixo índice de leitores de eBooks. Tom Chalmers, fundador da IPR License, compareceu a Feira Mundial do Livro em Nova Delhi, e trouxe de lá 6 “lições” a respeito do mercado de livros no país:
O mercado de eBooks na Índia é atrasado 5 anos quando comparado aos do Reino Unido e Estados Unidos. A grande maioria das cópias são vendidas em versão impressa e apenas uma minoria na internet. A razão mais comum para tal fato, é a baixa aceitação dos smartphones, que até o momento não possuem um valor acessível no país.
Existe a discussão a respeito da “morte” das bibliotecas na Índia. O governo, que deveria investir para garantir a sobrevivência de seu acervo impresso, pouco se mobiliza quanto a isso. É uma questão que merece um debate mais incisivo.
Seria um erro taxar o mercado indiano como atrasado e sem perspectivas de avanço. Tom conta que, ao apresentar para as editoras o serviço prestado pela IPR Service, se surpreendeu com a maneira como pareciam compreensivos e dispostos a receber novas receitas.
De acordo com as editoras, a questão da liberdade de expressão na Índia tem se tornado um quesito cada vez mais conflituoso. A respeito das questões jurídicas, o governo anunciou uma nova iniciativa de direitos autorais, já que a pirataria ainda é um grande problema na Índia.
Geograficamente vasta, a feira conta com seminários e reuniões que, além de possuírem um nível informativo muito elevado, mostram os horizontes que podem ser explorados no mercado digital indiano.
Diferentemente dos outros varejistas que buscam somente as feiras de Londres e de outros mercados desenvolvidos, a Amazon também dá atenção aos mercados considerados (erroneamente) como “atrasados”, como é o caso da Índia. Tom conta que, com um espírito empreendedor que causa espanto em outras empresas do ramo, a Amazon tem tentado envolver o mercado de eBooks indiano, “empurrando” seus serviços de varejo.
Para ler mais sobre as lições sobre o mercado de livros trazidas da Índia por Tom Chalmers, acesse Digital Book World.