Lições vindas da Índia - Bibliotecas, licenciamento e ações da Amazon

6 lições vindas da Índia – e uma (positiva) dada pela Amazon

26/02/2014
 / 

Apesar de bastante povoada, a Índia possui um baixo índice de leitores de eBooks. Tom Chalmers, fundador da IPR License, compareceu a Feira Mundial do Livro em Nova Delhi, e trouxe de lá 6 “lições” a respeito do mercado de livros no país:

1 – eBooks e Internet

O mercado de eBooks na Índia é atrasado 5 anos quando comparado aos do Reino Unido e Estados Unidos. A grande maioria das cópias são vendidas em versão impressa e apenas uma minoria na internet. A razão mais comum para tal fato, é a baixa aceitação dos smartphones, que até o momento não possuem um valor acessível no país.

2 – Bibliotecas

Existe a discussão a respeito da “morte” das bibliotecas na Índia. O governo, que deveria investir para garantir a sobrevivência de seu acervo impresso, pouco se mobiliza quanto a isso. É uma questão que merece um debate mais incisivo.

3 – Novas fontes de receita

Seria um erro taxar o mercado indiano como atrasado e sem perspectivas de avanço. Tom conta que, ao apresentar para as editoras o serviço prestado pela IPR Service, se surpreendeu com a maneira como pareciam compreensivos e dispostos a receber novas receitas.

4 – Questões Jurídicas e a Liberdade de expressão

De acordo com as editoras, a questão da liberdade de expressão na Índia tem se tornado um quesito cada vez mais conflituoso. A respeito das questões jurídicas, o governo anunciou uma nova iniciativa de direitos autorais, já que a pirataria ainda é um grande problema na Índia.

5 – A Feira do Livro

Geograficamente vasta, a feira conta com seminários e reuniões que, além de possuírem um nível informativo muito elevado, mostram os horizontes que podem ser explorados no mercado digital indiano.

6 – Amazon

Diferentemente dos outros varejistas que buscam somente as feiras de Londres e de outros mercados desenvolvidos, a Amazon também dá atenção aos mercados considerados (erroneamente) como “atrasados”, como é o caso da Índia. Tom conta que, com um espírito empreendedor que causa espanto em outras empresas do ramo, a Amazon tem tentado envolver o mercado de eBooks indiano, “empurrando” seus serviços de varejo.

Para ler mais sobre as lições sobre o mercado de livros trazidas da Índia por Tom Chalmers, acesse Digital Book World.

 

Chat via Whats (51) 98628-2293