No Brasil, em geral, esse não foi o Natal dos eletrônicos. Porém, pegando o mundo como base, o mercado em geral cresceu em bom número. A empresa de pesquisas e marketing Flurry relatou que identificou a ativação de aproximadamente 7 milhões de novos dispositivos com o sistema iOS – iPads, iPhones e iPods – e Android – smartphones e tablets de várias marcas, incluindo o Kindle Amazon.
Foram 6.800.000 aparelhos instalando um aplicativo pela primeira vez. É dessa forma que a empresa consegue contabilizar os novos produtos. O número de aplicativos também impressiona. Segundo o site The Digital Reader, foram 242 milhões de aplicativos baixados e instalados no dia de Natal. E há um número esperado de um bilhão de downloads até o ano novo.
Com mais de 140.000 aplicativos usando Flurry Analytics, detectamos cerca de 100% de todos os novos dispositivos iOS e Android ativados a cada dia. A empresa regularmente triangula a sua cobertura de dispositivos com números anunciados publicamente do Google e Apple.
Colocando em perspectiva o número de novos dispositivos ativados no dia de Natal, estabelecemos uma linha de base usando a média dos primeiros 20 dias de dezembro. Durante este período, as ativações por dia apresentaram pouca variação, oscilando entre 1.3-1.800.000, com uma média de 1.5 milhões. No dia de Natal, a ativações saltaram para mais de 6.8 milhões, um aumento de 353% em relação ao valor basal. Em comparação com o dia de Natal de 2010, o registro de um único dia anterior, com 2,8 milhões de ativações do dispositivo, o Natal de 2011 cresceu mais de 140%.