Eia aqui um dos problemas do mundo digital. Quando se te um livro físico, impresso, você o guarda em sua estante, e nem a loja que lhe vendeu o exemplar, ou a editora e nem mesmo o autor têm o direito de entrar em sua casa e tirar o livro da sua mão, da sua propriedade.
Pois com os arquivos digitais as coisas parecem ser diferentes. O site The Consumerist relata o caso de Ryan, um usuário da loja virtual cujo acesso à sua conta e livros simplesmente parou de funcionar. Veja seu depoimento:
Tenho sido um proprietário do Kindle há quase um ano agora.
Estive recentemente incapaz de conectar à minha conta com a mensagem dizendo que a senha havia sido “negada”. Eu redefini minha senha e ainda recebi a mesma mensagem negando, mesmo após confirmar o reinício das senha através do meu email.
Liguei para a Amazon e foi dito que minha conta foi colocada em espera, mas não sabiam me dizer por quê. O atendente pediu algumas informações básicas e disse que um especialista conta seria entraria em contato comigo em 24 horas. Isso foi dia 25 de outubro.
Eu não tenho mais acesso à quase US$1000 em conteúdo Kindle que eu comprei. Briguei por todas as taxas do cartão de crédito da Amazon que eu pude, no entanto, perdi aproximadamente 10 meses de compra por causa disso.
Tenho arquivada uma queixa com o BBB, enviei emails a todos que eu consegui na Amazon, reclamei através da Linha de Atendimento ao Cliente, que a Amazon chama de Executiva, e também a Corporativa. Recebi pedidos de desculpas de todos com quem falei, e todos disseram nunca ter visto essa situação antes.
Nenhum deles pode me dizer se algum dia vou reaver o conteúdo pelo qual paguei. Se é assim com que a revolução do eBook se parece, comprarei a história escrita em brochura.
O pior de tudo é que esse não é um caso isolado. O site relata mais dois casos, o de Natalia e o de Joseph, muito semelhantes ao mostrado acima.
Segurança e propriedade de dados ainda são assuntos delicados e espinhosos, muito difíceis de serem discutidos. Afina, o eBook adquirido é do leitor ou não? Como as empresas podem se proteger de um problema grave como esse? É como sumir toda a sua biblioteca de livros impressos, sem qualquer explicação.
Nos comentários do site um usuário recomenda utilizar o aplicativo Calibre para quebrar o DRM – proteção – dos livros da Amazon e nunca mais ter problemas com eles. Enquanto a melhor solução for essa, o mercado não pode se considerar maduro.
É por isso que faço backup dos meus livros no computador. Qualquer coisa é só pegar dali.