Maria Fernanda Rodrigues, dO Estado de S.Paulo traz as notícias quase que apocalípticas. Amazon e Google sondam o Brasil atrás de seus negócios de conteúdo digital. Digo apocalíptica porque ainda não se sabe como essas empresas irão funcionar por aqui, nem como as editoras estão reagindo e nem o quanto isso irá afetar para o bem ou para o mal nosso mercado editorial.
Segundo a repórter, “no dia 8 de dezembro, Tom Turvey, diretor de parcerias, e James Crowford, diretor de engenharia, recebem editores brasileiros para um café da manhã na sede da Google, em São Paulo. Eles vão apresentar os produtos e as novidades para o mercado de livros no Brasil. Recentemente, a empresa americana contratou Newton Neto, ex-diretor da Singular, o braço digital da Ediouro, para preparar sua entrada no mercado brasileiro.”
Já a Amazon está em reuniões no Brasil faz mais tempo. Os rumores dizem que as editoras tupiniquins não estariam satisfeitas com as propostas da gigante do varejo online e, por isso, a empresa ainda não teria aportado por aqui. Maria Fernanda afirma que “representantes da empresa já se reuniram com editoras e livrarias brasileiras, e profissionais mais inteirados no assunto eBook já foram sondados para integrar o time da Amazon, sem que nenhuma contratação ou parceria tenha se concretizado até agora. A vaga de gerente foi a primeira a ser aberta. Agora há mais duas: gerente de marketing (desde julho) e representante de vendas (desde outubro).”
Graças a esses dados parece que 2012 será o ano do boom dos livros digitais no Brasil. Amazon, Google e até a Kobo devem aportar por aqui, trazendo uma enxurrada de títulos internacionais e acordos que com certeza irão mudar o mercado nacional dos eBooks.