O crítico de livros era antes alguém tão importante quanto um crítico de cinema, e quase tão importante quanto críticos de arte ou de gastronomia. Mas parece que agora as pessoas especializadas em lerem e opinarem sobre obras literárias terão de arranjar um novo emprego.
Um estudo publicado no Harvard Business Review afirma que o sistema de reviews da Amazon possui pessoas comuns que em média avaliam um livro tão bem quanto um profissional. O estudo também sugere que já não era possível confiar no profissional da crítica literária, pois estes podem ser tendenciosos, e avaliar melhor o livro de um colega, agindo de forma parcial.
Claro, não é possível dizer que todos os reviews feitos por pessoas comuns são bons, lembrando inclusive do caso em que foi descoberta uma grande quantidade de corrupção entre as mil opiniões mais populares da Amazon, com muitas regalias sendo dadas em troca de postagem boas ou para não realizar comentários ruins. Mas quando a amostragem é baseada em grupo, os resultados são bastante precisos. Qualquer corrupção acaba sendo derrotada pela massa de comentários imparciais.
Isso mostra que Jeff Bezos realmente sabia o que estava fazendo quando se recusou a remover comentários negativos dos produtos vendidos pela loja.”Nós não fazemos dinheiro quando vendemos coisas, nós ganhamos dinheiro quando ajudamos as pessoas a tomar decisões de compra”, disse Bezos.
E bom notar que isso realmente esteja acontecendo. Em uma internet que diz ser social, finalmente as opiniões servem para alguma coisa, e ver que isso se dá justamente com livros é ótimo. Enquanto o Google dá resultados baseados em algoritmos e números, pessoas dão resultados pessoais, opiniões verdadeiras, e ter isso em seu sistema é mais valioso do que se pode imaginar.
Com informações do Safari e TechCrunch.
”Nós não fazemos dinheiro quando vendemos coisas, nós ganhamos dinheiro quando ajudamos as pessoas a tomar decisões de compra”, disse Bezos.
Este homem tem visão, realmente. Hoje em dia eu leio resenhas profissionais mas dou muito valor ao que dizem os consumidores, mais até do que a opinião de um crítico. O consumidor usou o produto por mais tempo que o crítico, e costuma ser mais sincero em suas opiniões.
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