Algumas semanas após anunciar o Kindle Lending Library, serviço que dá aos usuários do programa Prime da Amazon o direito de alugar gratuitamente um eBook por mês, a gigante do comércio eletrônico soltou mais uma novidade. Está recrutando autores independentes para participarem do programa.
Para incentivar os autores, anunciou que separou nada menos do que US$500 mil para distribuir entre os participantes. A cada livro alugado, o autor ganha um ponto. No final do mês, o dinheiro será dividido entre os autores de acordo com os pontos ganhos. Parece uma maravilha, mas existem coelhos nessa cartola.
De acordo com o site The Digital Reader, a Amazon cobra um alto preço para que o autor participe do KDP Select, como está sendo chamado o programa. Para fazer parte, o autor precisa concordar que sua obra só vá ser vendida na Amazon, e em nenhuma outra loja virtual. Ou seja, é praticamente como manter os direitos da obra para si, já que não permitirá a venda em qualquer outro lugar.
Sendo assim, para participar, o autor abre mão de vender sua obra em outro lugar, para participar do programa que irá distribuir o meio milhão de dólares – segundo o site Mashable, outros US$6 milhões estão prometidos para 2012. Isso não me parece um bom negócio, e não me parece justo. Será mesmo que o autor vai ganhar muito dinheiro com o empréstimo de seus eBooks? Como garantir uma boa renda, já que não se sabe ainda como andará esse processo?
O fato é que autores independentes como J. Carson Black, Gemma Halliday, J.A. Konrath, B.V. Larson, C.J. Lyons, Scott Nicholson, Julie Ortolon, Theresa Ragan, J.R. Rain e Patricia Ryan já aderiram, como noticiado no site eBookNewser. Como Konrath, os outros autores devem estar entre os que conseguem fazer uma boa renda com a Amazon, e não se importam de vender apenas na loja.