Image

Author’s Guild Acusa Amazon de Ser Anticompetitiva


“Se a Amazon tiver êxito, o livre mercado vai ter pouco a ver com isso.”

Assim termina o post no blog do Author’s Guild onde a associação critica a posição da Amazon diante do mercado editorial. Eles contrariam as opiniões dos artigos pela internet, afirmando que a Amazon está apenas colhendo os frutos de sua inovação, e que é assim que funciona um livro mercado.

Inovação útil deve, naturalmente, ser recompensada, mas temos leis em vigor (os limites sobre a duração e a extensão da proteção de patentes, leis antitruste, regulação mais estrita dos setores considerados monopólios naturais), que visam prevenir inovadores e outros da captura de um mercado ou indústria. Há uma boa razão para isso: aqueles que capturam um mercado tendem a ser um pouco áspero em outros participantes do mercado. Eles também tendem a parar de inovar.

Segundo o Author’s Guild, a recompensa pela inovação da Amazon seria um lugar na história, com a novidade de unir um eReader à uma conexão sem fio e colocar uma loja dentro aparelho. A recompensa não incluía, entretanto, a monopolização e a criação de um mercado fechado, como é o do Kindle.

Ao que tudo indica, isto é precisamente o que a Amazon está tentando há dois anos, quando removeu os botões de comprar de quase todos os livros da Macmillan. A Amazon tinha cerca de 90% do mercado de eBooks no momento, mas esse mercado era muito pequeno, então: A Macmillan poderia lidar com blecaute de eBook da Amazon por tempo indeterminado. Os 75% do mercado online de livros impressos entretanto, poderiam alavancar a Macmillan, e Amazon escolheu usar essa alavancagem. Ao usar seu domínio do livro impresso para ditar os termos do novo mercado de eBook, s Amazon cruzou uma clara linha anticompetitiva.

Outro problema mais grave, o dos preços predatórios, também é preocupante. A Amazon é uma das poucas que pode operar em prejuízo e risco para ganhar o mercado.

Tais práticas, comumente conhecidas como preços predatórios, são um meio de utilizar os recursos de capital superiores não para inovar e nem para prestar um melhor serviço, mas para enfraquecer ou eliminar a concorrência.

Os custos incorridos da Amazon na venda de eBooks resultaram em um investimento em paredes erigidas em torno do jovem mercado de eBook, em alta. A Amazon conseguiu bloquear mais clientes no formato Kindle, o menos gratificante possível para o mercado e para qualquer concorrente potencial. Investimento da Amazon poderia pagar generosamente como o mercado de eBook decolaram.

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293