Assim como na música, e de uma forma ainda mais simples talvez, autores de eBooks estão cada vez mais andando com as próprias pernas e se arriscando com a publicação independente de seus eBooks. Publicar um livro impresso sem uma editora é realmente complicado, mas com a chegada dos livros digitais, um novo campo se abriu para quem gosta de “ser livre”. O mais interessante é que estes autores estão começando a se organizar.
Grupos que funcionam como cooperativas formadas por autores de eBooks começaram a surgir na internet com um simples propósito: divulgar o trabalho destes autores, cujos livros não necessariamente chegam às lojas digitais.
Uma destas iniciativas é a Rock*It Reads, que coloca uma espécie de selo de qualidade nos livros autopublicados pelos autores. Além disso, os escritores prometem sugerir outras obras também publicadas de forma independente e que dificilmente ganhariam um review nas lojas da Amazon ou da Barnes & Noble.
Esta é sem dúvida uma medida interessante, já que deve haver uma imensa quantidade de boas histórias e pessoas que saibam contá-las por aí – assim como há excelente música fora das gravadoras – mas que não têm o “apelo” que as editoras procuram.
Fonte: The Guardian.
A ideia parece muito boa, mas confesso que ao conferir as capas e títulos recomendados, torci o nariz.
Tem alguma iniciativa dessa nacional? Tem muitos livros bons na Amazon que não tem tanto destaque justamente por não ter reviews.
Acho que esse é um problema do brasileiro também. Tem muitos livros que são classificados como “mais vendidos” mas que não tem um review (seja apenas as estrelas ou um comentário sobre o livro). O que dificulta muito o rankiamento desses livros dentro da Amazon, por exemplo.
Realmente a ideia é super interessante, e aqui no Brasil existem alguns sites desse tipo.
Assino embaixo: a postagem é super, mas o site indicado apresenta umas capas no mínimo “brega”….rs!!!
Também já criei capas para alguns autores. Eu tetava criar algo “diferente”, mas eles (as) insistiam em coisas……hummm, digamos, “caretas”, no padrão e menos “new age”……rssss! Fazer o que né…rs!
(É claro que que o que importa é o conteúdo: se for bom, nem de capa precisa!).
Pode passar o link de alguns sites desse tipo no Brasil?