Artigo enviado por Roberto Tostes.
Os livros de papel continuam. Eles não impedem a venda de edições digitais, assim como essas mídias não vão acabar com o tradicional circuito autor-editora-livraria-leitor.
Nunca houve tanta informação na web. A força das mídias sociais na web pode ser positiva para quem quer escrever e publicar, autores, editoras e empresas do setor.
Com o sucesso dos iPhones e dos iPads, a Apple vem marcando sua força também neste mercado. A Amazon ainda é líder de vendas e com o novo leitor a cores, Kindle Fire, que também acessa a web, mantém forte a briga na venda de livros digitais.
É um mercado em mudança e com muitas oportunidades. Mas as estratégias comerciais precisam se adaptar aos tempos digitais.
São novos leitores, novas plataformas de leitura e formas diferentes de interação. Se o mercado de apps para tablets e celulares vende bilhões de jogos e utilitários diversos, porque não adotar uma postura semelhante?
Basta seguir a mesma lógica, venda em massa com bom preço e muita diversidade de escolha. As editoras podem investir em produtos de baixo custo para incrementar as vendas. Fazer promoções, lançar autores novos, testar títulos novos na web antes de lançá-los em grande escala.
Autores também podem usar a web para se aproximar de leitores, ter contato direto e mostrar projetos novos. Os que ainda não publicaram podem testar isso por conta própria ou através de sites especializados em publicações online. Livrarias também podem usar a web para incrementar as vendas e suas parcerias com autores e editoras, além de fortalecer sua relação direta com clientes.
Uma grande revolução está acontecendo e todos envolvidos na área editorial podem aproveitar a oportunidade para fortalecer este mercado .
O tempo na web é instantâneo e pede ações rápidas. Ser simples, sincero e criativo é a melhor forma de chegar bem perto de seu público, e das pessoas ,e atrair e formar novos autores e leitores, seja para edições digitais ou de papel.
Artigo enviado por Roberto Tostes (@robertotostes), que trabalha com comunicação, textos, publicidade, edição de revistas, fotos, livros e web.