Que atire a primeira pedra quem nunca se interessou por um livro por causa de sua capa! Sim, apesar do valor do livro estar mesmo em suas linhas cheia de palavras, a capa é um importante diferencial e, em alguns casos, verdadeiras obras de arte.
Entretanto, com o aumento cada vez mais rápido na produção e consumo de livros digitais, será que esta forma de arte estaria indo rumo à extinção? A agência de notícias NPR publicou recentemente um excelente artigo discutindo o futuro de profissionais como Chip Kidd, que produz capas de livros há 25 anos.
Recentemente, enquanto discursava em um TED Talk, Kidd comentou sobre o fato dos eBooks serem extremamente práticos, mas colocarem em risco “a tradição, experiência sensual, o conforto das coisas físicas e um pouco de humanidade” que as capas trazem.
É claro que eBooks também precisam de capa, mas Kidd acredita que ninguém é atraído pela capa de um livro digital em uma loja virtual da mesma forma que pode ser atraído em uma livraria. “Uma bela capa destaca uma obra em uma livraria”, comenta do artista.
Mesmo assim, Kidd acha que os livros físicos sempre terão mercado, ainda que menor.
Pra mim a capa do e-book influencia sim na hora de ver se o livro me interessa. Claro que não é tão impactante por ser menor, mas faz diferença sim.
A capa é muito importante.
O problema é que as livrarias ainda não perceberam que colocar um link para uma capa com resolução boa/ excelente ajuda a vender. O melhor formato para mostrar as capas é o da Amazon. Algumas visualizações de capas da Saraiva e da Cultura são frustrantes pois não as mostram, dando erro, ou mostram no mesmo formatinho em que aparecem no site, sem destaque. Já cheguei até a enviar mensagens para pequenas editoras de ebooks para melhorarem as capas, mas pareceu que receberam a sugestão como insulto.
Outras editoras simplesmente fazem a conversão do produto impresso para o digital, sem adaptações. Não tem lógica vender um ebook que pode ser lido no formatão do iPad como livro de bolso, pocket etc.
Outra coisa que as editoras brasileiras deveriam aprender com as americanas é mudar, de tempos em tempos, as capas. Há ebooks com 2 ou 3 versões de capas ao longo do ano. Isso ajuda a destacar o ebook ou chamar a atenção dos consumidores que tinham deixado passar despercebido o livro antes.
De qualquer forma, esses são apenas exemplos de novos paradigmas que precisam ser assimilados nesse novo mercado.
Abraços!
pra mim a capa é a cara do livro assim como o cabelo é a moldura do rosto