Por ser basicamente um arquivo Zip, o ePub não pode ser editado diretamente pela maioria dos programas de edição de texto. Quando o livro já foi exportado a partir do InDesign ou outro programa semelhante e precisamos editar o conteúdo, como fazemos? Uma das opções é descompactar o arquivo. Parece simples, mas um dos grandes problemas enfrentados para quem produz eBooks no formato ePub é a necessidade de descompactar e recompactar várias vezes o arquivo para visualizá-lo nos diversos eReaders, principalmente na fase de testes, onde não é raro ter de realizar algumas dezenas de operações de compactação no processo de verificar se o livro funciona a contento nos programas leitores. Essa não é exatamente uma operação complexa, existem alguns utilitários específicos para descompactar e compactar o ePub da maneira correta, tanto na plataforma Windows quanto na plataforma Mac. A dificuldade mesmo é realizar essa operação repetidas vezes ao longo dos dias… Haja paciência.
Embora ainda não exista o “programa mágico” da criação de ePub, aquele capaz de realizar todo o trabalho de uma vez só, para qualquer situação e sem causar outros problemas, há alguns aplicativos que permitem editar o código do ePub direta ou indiretamente, sem descompactação. São eles:
Solução completa para edição de XML (uma das principais tecnologias do ePub), é um programa poderoso, porém assustador para quem não tem intimidade com código de forma geral – ou seja, a grande maioria dos designers visuais, autores e diagramadores. Como não é uma ferramenta somente dedicada ao ePub, pode assustar alguns profissionais, pois a interface não é muito “decifrável”, com botões e painéis que não fazem o menor sentido para quem nunca trabalhou com XML ou editou código na vida. Mas se a idéia é simplesmente editar o código do ePub sem descompactar o arquivo, pode ser uma alternativa muito útil, capaz de economizar muitas horas de trabalho extra ao fim do mês.
A versão mais recente tem validação de ePub embutida, o que é uma mão na roda e evita bastante trabalho. O navegador de arquivos dentro do ePub também é muito útil. Outras funcionalidades bem bacanas são a busca e substituição de texto sem descompactar, a comparação de arquivos e a criação de ePubs a partir de um modelo pré-existente. Dois pontos negativos: é um programa pesado e o preço não é lá muito convidativo (U$349). Há uma versão de teste de 30 dias disponível, para quem quiser testar.
Relativamente fácil de usar, cheio de recursos úteis como validação, fusão de arquivos, limpeza de código, inserção de metadados, criação automática de sumário, esse é um programa totalmente voltado para o ePub que tem tudo para ser “o editor” mas, atualmente, carrega um problema grave: impõe uma forma específica de criar a estrutura do ePub, mudando automaticamente a localização ou mesmo apagando arquivos e alterando partes do código sem “pedir licença”, o que pode ser interessante para quem não precisa (ou não quer) se preocupar com esses detalhes, mas acaba causando problemas e torna inviável a edição avançada e mais profissional do código – algo extremamente necessário, considerando a grande quantidade de plataformas, aparelhos e programas nos quais um ePub deve funcionar corretamente. Flexibilidade para fazer o que quiser do arquivo é algo fundamental. Várias solicitações para alterar esse comportamento estão na lista de problemas no site do Sigil.
Como é um programa gratuito e estes são problemas de fácil resolução – prometidos para as próximas versões –, vale muito a pena mantê-lo na sua caixa de ferramentas. Na prática, é um excelente programa para criar ePubs rapidamente, mas que acabam exigindo descompatação e edição manual posterior em muitos casos.
http://atlantiswordprocessor.blogspot.com/search?q=tweak_epub
Com interface espartana, esse pequeno utilitário, oferecido pelos criadores do processador de texto Atlantis, permite a edição dos arquivos internos do ePub sem descompactação em um editor de código externo de sua preferência. Bem útil. Não custa nem um centavo e funciona na plataforma Windows. Para pequenas edições é incomparável, mas falta uma interface mais profissional e mais recursos, como, por exemplo, marcar quais os arquivos foram alterados dentro do eBook. Se você trabalha com ePub no Windows, vale a pena conferir.
http://labs.adobe.com/technologies/mars/
Download: http://www.softpedia.com/get/Programming/File-Editors/PDFXML-Inspector.shtml
É um aplicativo escrito em Adobe AIR para edição do obscuro formato PDFXML, mas que é capaz de editar ePub sem descompactar. Foi descontinuado pela Adobe e por isso não é uma opção muito interessante para uso no dia-a-dia, mas ainda é possível encontrá-lo para download em alguns sites. Não oferece muitas funcionalidades e fica atrás dos demais em quase todos os quesitos, exceto um: é multiplataforma e gratuito. Além disso, não altera o ePub automaticamente, como faz o Sigil. Uma característica suficientemente interessante para mantê-lo no seu HD. Mas se quiser mesmo utilizá-lo, não atualize sua versão do Adobe AIR, senão ele para de funcionar.
Não é propriamente um editor de texto, mas sim um utilitário de compactação/descompactação que permite a edição do seu conteúdo (não somente de arquivos ePub, mas também de outros tipos de arquivos compactados, como zip, tar, gzip) sem a necessidade de descompactar antes. Assim, é possível abrir um arquivo XHMTL, por exemplo, no seu editor de texto preferido, alterar e salvar o código. A experiência mostra que é um pouco instável, principalmente se vários arquivos dentro do ePub estão sendo editados simultaneamente, e algumas vezes o aplicativo fecha sem aviso. A exemplo do Tweak ePub, como o código é editado por outro programa, é preciso ficar lembrando em que arquivo do ePub foi feita a alteração, o que é bem contraprodutivo. O próprio desenvolvedor do programa avisou que o programa não foi criado para essa tarefa, então não é recomendado para trabalho crítico com ePub, onde várias edições devem ser feitas simultaneamente.
Lendário editor para Mac, é um dos melhores programas do mercado para lidar com código. Até pouco tempo atrás, não oferecia tantas vantagens para produção de ePub, assim como outros aplicativos “ilustres” do mesmo gênero, como o Textmate, Notepad++ ou o Coda, mas a recente versão 10 incluiu suporte para edição de arquivos de texto compactados, inédita até então nos programas dessa categoria. Com essa função, é possível utilizar os excelentes recursos do BBEdit para editar, buscar, substituir, comparar e salvar o código, como nenhum outro editor, sem abrir o ePub – com exceção do arquivo content.opf, infelizmente. Por exemplo, criar uma tabela em HTML no BBEdit é relativamente simples, algo dificílimo de fazer do Sigil. De todos os programas apresentados, é, sem dúvida, o mais maduro e estável, com os melhores recursos para criar, editar, manter e testar código, mas como não é um programa exclusivo para ePub, faltam diversos outros recursos fundamentais como a validação de código e a preciosa interface criação de metadados, presente no Sigil. No entanto, para quem já trabalha com código e usa Mac, é a opção mais poderosa e flexível.
Velho conhecido de quem já se aventurou no processo de conversão de eBooks, o programa tem uma função que permite que se faça alterações no código utilizando um aplicativo externo. Ele descompacta o arquivo para você e oferece a opção de recompactação após a edição. Nos meus testes, o Calibre não alterou o código como o Sigil ao recompactar o arquivo, mas sua eficiência enquanto ferramenta de edição para por aí. O programa não foi criado para manter o controle sobre as edições que permite e acaba sendo mais trabalhoso encontrar o mesmo código depois. Se a idéia é apenas editar o ePub sem descompactar, o utilitário Tweak ePub acaba sendo mais eficiente.
Ainda falta muito – mas muito mesmo – em termos de ferramentas de trabalho eficientes para produção de eBooks em ePub, mas ao menos já temos algumas opções para quem quer evitar o trabalho de recompactação. No momento, a “dobradinha” Sigil + BBedit 10 parece ser a dupla vencedora na plataforma Mac. O primeiro pode ser utilizado para criação da estrutura básica do ePub, e o segundo, para a edição de código complementar, se necessário. Para Windows, o utilitário Tweak ePub é interessante, mas acaba sendo um “quebra-galho”, carece de recursos, depende de outro programa para ter utilidade e não parece ser um programa com futuro muito promissor. O Sigil acaba ficando mesmo com o primeiro lugar, mas em breve teremos mais uma opção para edição de ePub: o BlueGriffon ePUB edition, a ser lançado em breve, segundo o desenvolvedor.
Originalmente publicado em 06/01/2012
Ótimo artigo!
Otimas dicas…Realmente a plataforma MAC está na vantagem. Pena que não há mais o BBedit Lite ou eles poderiam incrementar o TextWrangler com essas funçoes de EPUB.
Abs
Complementando o artigo: a Apple lançou um aplicativo, chamado “Book Proofer” que permite testar um ePub no iBooks sem compactá-lo, simplesmente arrastando a pasta do livro para o aplicativo e sincronizando com o dispositivo iOS. É extremamente simples e útil, mas, infelizmente, só está disponível para quem está registrado no iTunesConnect. 😛
Muito bom! Espero que chegue ao geral logo.
Graças à grande post Marcio.
Você não poderia ter dito melhor.
Arquivos ePub edição foi realmente um grande desafio.
Obrigado pela ajuda!