O problema da discoverabilidade é uma constante quando se discute o marketing dos eBooks. Se, nos impressos, já é difícil conseguir um lugar de destaque nas prateleiras, o que dizer dos eBooks, que têm que competir com milhares de títulos por um dos 10 ou 20 lugares de destaque na página de cada livraria?
Com a missão de guiar o leitor em meio a tantos títulos, a espanhola 5ymedia lançou a revista EnCubierta, dedicada exclusivamente a reviews de eBooks. Cada edição, publicada na primeira segunda-feira do mês, trata de um tema específico; o primeiro número, já disponível para ler online ou como um eBook gratuito para o Kindle, traz títulos de ficção e não ficção sobre a crise financeira mundial. Além das resenhas, a revista também publica conteúdo exclusivo, incluindo trechos de livros e entrevistas com autores.
A iniciativa parece interessante, no sentido de organizar um pouco o universo caótico e carente de curadoria das livrarias online. Resta saber se o modelo de negócios vai funcionar: a revista pretende se sustentar através do programa de afiliados da Amazon, incluindo em suas recomendações os links para a compra de cada e-book na livraria.
A ideia é bem interessante, Nina, e não vejo por que não daria certo, ainda mais com o aval da Amazon. Só algumas observações quanto ao teu texto, que me chamaram a atenção:
– discoverabilidade em inglês (discoverability) já um termo horrível, usado assim ao pé da letra fica mais complicado ainda, além de incompreensível pra quem não sabe inglês. Sugiro o uso de “exposição”, ou algo do gênero.
– review e resenha. muita gente deve saber que são a mesma coisa, mas o leitor de um blog em portuguÊs não necessariamente vai ser bilíngue.
Sigo diariamente este blog e estou comentando estas coisas apenas para ajudar. Espero que não te incomodes por isso, um abraço!
Author
Oi, Vinícius! “Discoverabilidade” fica meio estranho mesmo, é desses termos técnicos que a gente vai tentando traduzir como dá, hahaha. Quanto a review/resenha, você está certo, obrigada pelas sugestões! (: Abraços!