Alessandro é responsável pela gestão de todos os aspectos da operação Digital Publishing Suite da Adobe na América Latina, incluindo canais e vendas enterprise, além de planejamento estratégico e marketing. Com 14 anos de experiência no exterior, esteve à frente da operação da Global Wear como CEO e dirigiu a área comercial corporate da Digital Pages.
Revolução eBook: Como surgiu seu interesse por publicações digitais?
Desde minha atuação na Digital Pages onde gerenciei o relacionamento com clientes como Pearson Education, Abril Educação, Moderna, etc. ficou claro pra mim que os dispositivos móveis iriam revolucionar a maneira como interagimos com a informação e colaboramos com outros estudantes, professores e inclusive autores. Na Adobe tive oportunidade de criar essa vertical do zero e hoje ela é a principal responsável pela operação DPS.
Revolução eBook: Porque um editor deveria publicar no formato digital?
Estamos vivendo a transição de uma mídia que existe há milênios e que evoluiu pouco ou nada desde o papiro ou as tabuletas utilizadas no Egito antigo. Finalmente temos uma mídia que permite um relacionamento muito mais lúdico e profundo com a informação, abrindo espaço para transformar essa informação em conhecimento a partir da experiência individual e da colaboração em tempo real com outros alunos, professores e inclusive autores. Lembra da explosão da Internet 2.0? Essa talvez venha a se chamar 3.0 dada a mobilidade e todas as possibilidades de interface e colaboração levadas a outro nível.
Revolução eBook: Se você tivesse que criar uma equipe de produção de conteúdo digital, por onde iniciaria?
Sem dúvida pelo começo: pirotecnia e interatividade sem um objetivo pedagógico é vazio e cansa, enjoa. O mais importante é conteúdo de qualidade, bem planejado e estruturado em torno de uma proposta pedagógica consistente. Para isso é importante garantir um time editorial capaz de utilizar as possibilidades dessa nova mídia a favor da proposta pedagógica, e não o contrário.