Não é de hoje que eu costumo dizer nos cursos que dou que o conteúdo para eBooks, se possível, deve ser modificado, ou pensado de forma diferente. Não que tudo precise ser reescrito do zero, mas trabalhar junto com o autor para a versão digital de um livro agrega valor e pode ocasionar na venda dos dois produtos a um só consumidor.
Se o leitor gostar do velho e bom cheirinho de papel, da tinta, do peso nas mãos, compra o livro impresso. Mas aí ele vê que, se quiser, pode comprar a versão digital para ler em seu computador, tablet, eReader ou smartphone com recursos que vão além do papel, e até com um conteúdo mais dinâmico, caso queira uma leitura rápida.
E para embasar o que digo, falo a respeito de Umberto Eco, renomado escritor, que em outubro deve relançar seu sucesso O Nome da Rosa em versão digital, com modificações. De acordo com o site Ler ebooks Eco irá deixar algumas passagens mais breves e deverá renovar a linguagem do livro, adaptando-a aos leitores de hoje – espero que não tenha gírias! –.
Essa notícia fica mais interessante ainda se lembrarmos do fato de que Umberto Eco é um dos maiores críticos do livro digital e da internet.