Image

Criador da Waterstone’s lança serviço de eBooks ‘on demand’

24/04/2013
 / 

Uma das tendências mais latentes (não-manifestas) do livro digital é o modelo de assinaturas – algo que já foi antecipado no início do ano passado aqui no Revolução. Apesar de ser um formato consolidado e lucrativo quando se trata de filmes (Netflix) e música (Spotify), no universo dos eBooks ainda não foi encontrada a batida certa, embora algumas startups já tenham se aventurado. A última delas é a britânica Read Petite, fundada por Tim Waterstone, mesmo criador da Waterstone’s – aquela mesma, que fez parceria com a Amazon.

A ideia é disponibilizar romances, histórias curtas e séries, que podem ser acessadas à vontade pelos assinantes do serviço. Os valores irão variar entre 5 e 12 euros por mês. Como os autores (e suas respectivas editoras) serão remunerados ainda não foi divulgado – talvez pela quantidade de acessos aos títulos, talvez uma quantia fixa por mês. Inicialmente serão disponibilizados títulos que já estão há algum tempo no mercado.

Nesse modelo, a tendência é que se priorize um grande estoque de títulos em formato digital, não necessariamente inéditos – na verdade, dificilmente inéditos. A ideia de fornecer a leitura como um serviço – e não produto – pode se encaixar bem na cultura de leitura digital, já que favorece a praticidade, o valor e não há a preocupação com pirataria de arquivos, já que os livros são lidos na nuvem. Os eBooks ainda contam com outra vantagem, que é a instantaneidade da transmissão dos dados – o que não acontece com filmes e músicas.

A “leitura on demand” não é uma tendência tão nova quanto se imagina. Nos séculos 19 e 20, era comum escritores publicarem suas obras através de folhetins e páginas nos jornais de grande circulação – grandes best-sellers germinaram nesse modelo.

Via Brainstorm9 e The Telegraph

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293