Pela manhã eu estava lendo o Kindle Blog Brasil e o Paulo Carvalho comentou que há uma promoção de eReaders feita por um site de compras coletivas. Como os preços costumam ser bem mais baratos do que as compras feitas em lojas, é importante tomar uma série de precauções com esse tipo de compra. Leia as dicas abaixo, antes de comprar qualquer produto nos sites de compra coletiva – não adianta nada se arrepender depois.
Há algumas semanas foi feita uma venda coletiva de Kindles, pela empresa Apetrexo, no site de compras Hotel Urbano. Nada menos que algumas dezenas de pessoas, 14 pessoas no Confiômetro e mais de 30 no Reclame Aqui, manifestaram sua indignação com a empresa. Aparentemente, algumas pessoas até chegaram a receber seus Kindles, mas sobram relatos com datas bem recentes de que o produto não foi entregue. Tivemos essa conversa na nossa lista de discussão Revolução Ebook no final de outubro.
Imagino a dor que as pessoas sentem, no bolso e no orgulho. Ganhar um descontão naquele aparelho tão sonhado é algo que todos querem, mas ninguém pensa na hora que o descontão tem um “preço” oculto: o enorme risco de problemas. Se comprar eletrônicos pela Internet com empresas grandes já exige uma enorme paciência, fazer isso com empresas pequenas é praticamente apostar na loteria.
Veja aqui 5 cuidados básicos, que vão ajudar você a tomar uma decisão de compra consciente. Ou evitar que você entre numa fria:
Será essencial se for preciso reclamar formalmente com a empresa – ou até acioná-la no Procon da sua cidade.
Verifique se as informações de identificação do fornecedor do produto estão disponíveis. Em seguida, acesse o site da empresa, procure políticas e termos de uso, CNPJ, telefone e endereço físico. Imprima ou salve estes dados no computador, caso algum site saia do ar.
A empresa deve ter um atendimento por telefone (que funcione), e não deixará você na mão, em caso de problemas;
Quanto mais reclamações, maiores as chances de você também sofrer problemas semelhantes. Observe como a empresa lida com essas reclamações, como são respondidas, e em quanto tempo são resolvidas;
Desconfie de eReaders com preços muito abaixo do preço de mercado. Se o fornecedor vende por R$500 e o site de compras oferece por R$200, o produto pode ser refurbished (produto com defeito remanufaturado, vendido a preço menor), ou importado sem o devido pagamento de impostos.
Certifique-se de que o produto vendido na promoção é o mesmo apresentado pelo fornecedor e compare o preço da oferta com o praticado pelo fornecedor.
Pondere se você tem paciência para enfrentar grandes atrasos, em troca de um bom desconto.
Outras dicas podem ser vistas também em http://www.gizmodo.com.br/conteudo/os-problemas-das-compras-coletivas-na-internet/
Muito bom o post, e complementando, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) lançou essa semana uma cartilha chamada “Os dez mandamentos da compra coletiva”, para dar mais seriedade ao setor e evitar fraudes e reclamações. Interessante é que essa cartilha foi proposta por um comitê formado pelas maiores sites de compras coletivas, que, ao invés da rivalidade, preferiram se unir para fornecer melhores serviços.
Ótima dica!
Ola tudo bem!
Se eu for deixar de comprar qualquer produto/serviço de empresas que tem reclamações meu caro, eu nem estaria aqui agora na NET, por que mais tem reclamações são empresas de banda larga, ninguém mais usaria telefones fixo ou celulares, ninguém compraria mais nada. os serviços bancários então nem se fala.
E na minha opinião grandes empresas por ter muitos clientes, são as mais problemáticas, e as que causam mais descaso com os clientes, comprei um notebook e ja deu problemas 3 vezes ate hoje nada de resolverem e nem me fornecer outro, e de empresa gigante no mercado.