Quem gosta de ler eBooks convive com um grande problema: a Torre de eBabel. São os inúmeros formatos de eBooks, das inúmeras plataformas e aparelhos disponíveis. Se para os entendidos a sopa de letrinhas é difícil, para quem está começando, então… um padrão comum para os eBooks ja existe (o formato ePub), mas a sua adoção generalizada e aberta ainda encontra uma série de percalços.
Os leitores, quando têm o azar de ter um livro em um formato que não é compatível com seu aparelho/programa/computador, são obrigados a enfrentar esse problema. A solução nesses casos é converter o livro de um formato, para outro. Existem várias maneiras de se fazer isso, mas para não me perder no assunto, vou tratar da solução que considero melhor e mais fácil: o programa Calibre.
O Calibre tem duas funções principais: organizar a biblioteca eletrônica do leitor e torná-la compatível com a infinidade de formatos e aparelhos disponíveis. É um programa com muitos recursos, que consegue se manter simples o bastante para a maioria dos mortais não se desviar do principal, que é organizar e ler livros.
Amigo número 1 de 99,99% dos fãs e leitores de eBooks, o Calibre está disponível em várias línguas, inclusive português, graças ao empenho da comunidade brasileira fã do programa. Além disso, tem versões para PC, Mac e Linux, o que torna ele uma mão na roda para usuários de todos os estilos. O Calibre é gratuito e open-source, desde 2006, quando foi criado pelo indiano Kovid Goyal. A partir dali, uma comunidade crescente e numerosa de programadores e leitores apoiou o desenvolvimento do programa.
Prepare-se para a sopa de letrinhas: a conversão de eBooks do Calibre aceita 18 tipos de arquivos. A lista completa pode ser vista aqui. Para a maioria dos leitores, o que interessa é que o Calibre converte textos nos formatos LIT, LRF, MOBI, ODT, PDF, PRC, RTF e TXT para os formatos EPUB, LIT, LRF, MOBI, PDF e TXT. Dificilmente um leitor como eu e você vamos precisar de tantos formatos, mas a turma do Calibre é séria e considera diversas situações.
Para se familiarizar com o programa, você pode assistir algumas demonstrações (em inglês). Agora vamos ao que interessa:
Usar o Calibre na prática, para converter seus livros, é bem simples. Para fazer isso, você precisa:
1) Baixar e instalar o Calibre;
2) Adicionar seu(s) livro(s) ao programa;
3) Selecionar seu(s) livro(s) para conversão.
4) Converter.
É mais fácil mostrar como se faz, do que explicar por escrito. Por escrito, só complica. Por isso, criei esse tutorial bem simples, que ensina como adicionar e converter um livro no Calibre:
httpv://www.youtube.com/watch?v=vPQefbMYYwY
Nada do outro mundo, afinal.
Eu tive problemas ao converter um PDF para mobi para colocar no Kindle. O artigo saiu com imagens ao contrário e com as frases do fim para o começo. Pode ser erro na conversão? Ou talvez do arquivo?
Também tentei converter pelo Calibre, mas o arquivo não foi convertido. Qual pode ser o problema?
Tenho usado o Calibre para converter textos a fim de lê-los no kindle (o qual, aliás, é ótimo), mas a formatação fica ruim.
Explicando melhor: os textos perdem a justificação e ficam alinhados à esquerda, o que é um tanto incômodo na hora de ler.
Ajusto a formatação do texto no word, depois salvo em .rtf e então converto com o calibre para .mobi.
Mas os textos perdem a formatação e isso me deixa muito frustrado.
Alguma dica para corrigir?