Ultimamente tenho trabalhado muito com capas para a Simplíssimo.
E como tive que produzir muitas capas, acompanhei um rápido workshop no site Lynda.com sobre a produção dessa parte tão importante do livro. O curso em si não adicionou muito em matéria de técnica, mas ensinou um workflow que me pareceu ideal. Vamos falar dele aqui, e eu complemento com algumas dicas para a produção de capas de eBooks.
Uma tática que poucos utilizam. Você pode fazer manualmente ou contar com algum software ou site que produza mapas mentais (os chamados mind maps). É sempre útil e ajuda a colocar suas ideias no lugar logo de início. Pegue o briefing e vá escrevendo tudo o que vier à mente, ligando os balões quando algo puder ser unido em “times”. Se você tiver que fazer uma capa sobre uma fábrica de carros, por exemplo, pode colocar palavras como “trabalhador”, “chão de fábrica”, “Henry Ford”, “carro”, “pneus”, “lataria”, “cromado”, e por aí vai… isso vai ajudar a te dar direcionamento.
Todo bom designer que se preze faz pesquisa visual ou conceitual antes de começar algum trabalho. O livro é sobre vida marinha? Então procure referências, junte imagens, fotos, ilustrações, capas de outras publicações no mesmo estilo, etc. Procure desse jeito:
Largue o mouse ou a tablet nesse momento. Pegue aqueles objetos estranhos com os quais você não convive chamados papel e lápis e comece a desenhar um pouco. Rascunhe tudo o que vier à cabeça. Às vezes você descobre um layout que não descobriria fazendo tudo direto no computador ou percebe que um layout que levaria 3 horas para ficar pronto não “ornaria” corretamente só de desenhar no papel. Fique perto do resultado da sua pesquisa e se inspire!
Tanto faz se é no Photoshop, no InDesign, no Illustrator, no Paint ou no Quark (eca). Agora é a hora de você colocar tudo o que imaginou e rascunhou no computador. Teste as imagens que você pegou, coloque alguns inícios de ilustras, teste fontes, tamanhos e diagramações.
Pode variar, mas basicamente encontramos nas livrarias, lojas e sebos esses tipos de capas a seguir:
Ah, sim, muda. Quando falamos em eBooks temos que lembrar alguns itens importantes:
Por isso, pensar em capas para eBooks pode até seguir os mesmos passos que eu citei acima, mas é sempre bom levar em consideração essas dicas:
Veja alguns exemplos de capas para eBooks:
Aproveite essas dicas e trabalhe para termos produtos cada vez mais bonitos nas prateleiras, sejam elas físicas ou virtuais!
Dicas rápidas para a produção de capas