É preciso entender o que é um arquivo torrent para interpretarmos melhor a notícia. Quando baixamos um arquivo de sites de download como MediaFire, 4shared ou (antigamente d)o falecido Megaupload, baixamos apenas um arquivo, aquele que está hospedado nesse site.
Se por algum motivo algum desses sites deleta o arquivo, não é mais possível acessá-lo e nem descarregá-lo para sua máquina.
Já os torrents são a solução para grandes arquivos e também para esses problemas com sites de um único arquivo. O torrent (ou BitTorrent) é um protocolo de rede que permite o download de arquivos em taxas maiores de transferência.
Isso acontece porque quando você baixa um arquivo torrent, ele não tem o peso maior do que alguns kilobytes. Ele é apenas uma informação, que ao ser acessada busca no mundo pessoas que possuam o mesmo arquivo e que estejam online. Assim, o arquivo é baixado de vários lugares ao mesmo tempo, pedacinho por pedacinho (que geralmente pesam 256Kb cada).
O arquivo que você está baixando já serve de ajuda para outros downloads. O pedaço que você já tem, mesmo incompleto, também serve para que outras pessoas baixem o arquivo completo. Cada pessoa online com pelo menos um pedaço do arquivo é chamado de seed (semente).
Só para termos uma ideia, no ano de 2005 o protocolo BitTorrent foi responsável por 35% dos dados transferidos na Internet em todo o mundo.
Pingback: Piratas Reagem a Fechamento de Site Distribuindo Arquivo Com 1300 eBooks em Português | Revolução E-book