Pense em nichos. Em relação a grandes editoras, essa nunca foi uma boa ideia. Se um livro não for vendido para as massas, não se tornar um best seller, provavelmente irá dar prejuízos para a empresa, e terá que ser custeado pelos livros mais populares.
Com o eBook não é mais assim. Agora, com custos menores e a distribuição muito mais facilitada, é possível explorar todos os nichos possíveis e imagináveis. Um dos exemplos mais comuns são professores que gostariam de publicar um livro para facilitar a consulta de seus alunos ao seu conteúdo. Com uma editora isso é quase impossível sem que o autor arque com todos os custos. Impressão sob demanda é uma solução, mas geralmente é cara.
Mas no mundo digital a produção de apenas um arquivo já é suficiente. Após isso, cada cópia do livro só irá existir se houver um comprador, e as taxas referentes a esse livro só sairão do papel com a compra.
Assim, é possível a publicação de obras de muita utilidade para poucas pessoas, como alguns assuntos científicos mais densos, histórias de família, entre outros temas.
Um exemplo prático disso veio com a recente notícia de que a Esquire está lançando um novo selo para publicar apenass ficção masculina. Enquanto romances vendem como água para mulheres, homens não são exatamente conhecidos por devorar leituras com histórias.
As obras publicadas serão pensadas para esse nicho, e deverão ser mais dinâmicas e curtas do que os romances em geral. Não que não existam obras com tramas muito similares a essa, mas o que vale prestar atenção aqui é a conexão que a editora fará com esse nicho.
Muitos homens não compram livros por pensarem ser chatos demais, mas quando uma editora chega e faz uma conexão, oferece algo dito “pensado para ele”, todo um mundo novo se abre. Para o sucesso do selo, a Esquire terá de planejar muito bem o marketing e a divulgação do selo.
Com informações do The Digital Reader.