ePub

ePub: Conheça o Padrão Internacional para eBooks

24/11/2011
 / 

O público brasileiro mal e mal conhece como funcionam os livros eletrônicos. Muitos leitores, quando pensam em eBooks, torcem o nariz pensando que se tratam de PDF’s. Nem sempre a leitura de eBooks nesse formato é mais indicada, primeiro que PDF não abre em qualquer aparelho e, depois, a leitura é  ruim pois o PDF é tipo uma foto do texto, não o texto em si, aí não pode aumentar a letra, mexer na formatação nem redimensionar o texto. Resumindo, não pode mudar um milímetro. Ler na tela assim pode ser um suplício. Todo mundo pensa: não dá para ser melhor que isso? Não dá para ter um mp3 dos eBooks?

Mas é claro que dá. E isso já existe! (certo, estou parecendo um vendedor de programa de auditório, mas prossiga). O problema é que o livro eletrônico é um negócio do outro mundo para as pessoas, e aqui no Brasil quase ninguém escreve além do básico ou do senso-comum. É possível ler com qualidade no computador, sim, e sem ser no PDF.

O mp3 dos livros chama-se ePub. Assim mesmo, primeira minúscula e segunda maiúscula, como iPod. Trata-se de um padrão internacional para eBooks, livre e aberto, organizado por um consórcio de empresas chamado IDPF – International Digital Publishing Forum. Encabeçam o IDPF empresas como Sony, Adobe, Microsoft, entre várias outras. Embora nem todo mundo acredite, o ePub dá de dez a zero como padrão para livros eletrônicos.

O ePub nada mais é que um arquivo, feito dos mesmos códigos usados por uma página simples da Internet (HTML), acompanhado de imagens e embalado em um arquivo com extensão .ePub. É feito de tecnologias e linguagens já dominadas pelas pessoas, como CSS, XHTML e outros.

Um livro feito em ePub permite que a leitura seja uma experiência boa em qualquer tipo de tela, independente do tamanho, ou do sistema. Pode-se aumentar ou reduzir o tamanho da fonte, alargar ou diminuir o tamanho da página. Mas o principal é o seguinte: dá para ler o mesmo arquivo em vários aparelhos. Já tentou ler um PDF num celular, ou em uma tela pequena? Quem tentou, sabe que fica muito ruim. Para ler um ePub no computador, basta que eu tenha o Adobe Digital Editions ou o Stanza instalados. Se eu tenho um aparelho que lê eBooks, como o Positivo Alfa, só preciso… copiá-lo para dentro do aparelho. Se eu tenho um iPhone, é só clicar no link do livro e… voilá. E é sempre o mesmo arquivo.

Com a leitura em ePub você pode redimensionar as letras, adequando o texto à sua capacidade de leitura. Também é possível mudar a fonte, caso você prefira uma com ousem serifa. E o texto de um ePub se adapta à tela em que está sendo exibido, assim você não precisa ficar aproximando ou afastando o texto, ou ainda navegando de um lado para o outro, ou de cima para baixo.

Por ser um formato aberto, ele está em constante aprimoramento. Atualmente todos utilizam a versão 2 do ePub, mas já está entrando o ePub3. Com ele será possível a inserção de vídeos e animações com muito mais facilidade, aumentando as chances de adoção desse formato por todo o mundo.

Aqui no Brasil, as grandes editoras trabalham com o ePub, assim você pode ler um eBook onde desejar.

Com colaboração de Stella Dauer.

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293