A livraria de ebooks Inkling, em parceria com o Google, bolou uma maneira diferente de transformar a busca do Google em uma vitrine para seus ebooks.
O conteúdo integral de 400 livros foi indexado pelo sistema de buscas do Google. A livraria, usando tecnologia própria, quebrou o conteúdo dos livros em 150 mil pequenos trechos – algo equivalente a meia-página de cada livro. Cada trecho pode ser localizado a partir de buscas feitas pelas pessoas no Google e acessado como um resultado habitual de pesquisas – quem acessa os resultados, consegue ver até um limite de 5 trechos do livro relacionado à busca. Cada resultado oferece opções de compra na tela, aqui está a melhor parte: é possível comprar o capítulo de um trecho, uma seleção de capítulos, ou o livro todo. Várias editoras parcerias da Inkling embarcaram na ideia e mais 1.000 títulos extras devem ser oferecidos desta forma até maio de 2013. O resultado final é bastante simples, na prática. Veja um trecho de livro.
Em termos tecnológicos, é o tipo de solução que enfrenta muito bem a questão da pirataria de conteúdos acadêmicos e especializados, já que permite a compra só do conteúdo que interessa ao leitor, de forma rápida – a partir da própria busca. A expectativa do CEO da Inkling, Matt MacInnis, é provocar impacto na Amazon – a Inkling espera capturar consumidores que buscam assuntos no Google, antes deles buscarem os livros na Amazon, tomando assim uma fatia das vendas da gigante dos ebooks.
Segundo o Digital Book World, a Inkling estará fazendo algo que a Amazon e outras grandes lojas de ebooks hesitam em fazer: compartilhar dados com as editoras. A Inkling teria a intenção de compartilhar dados de buscas e dos leitores com as editoras, na esperança de que elas otimizassem o seu conteúdo para um melhor desempenho nas pesquisas, na loja e com os leitores.