Que o Google possui uma fatia razoável do mercado de internet, já sabemos. Entretanto, também sabemos que para a gigante empresa da internet uma fatia não é o suficiente, eles precisam dominar tudo. E no mercado de conteúdo – música, filmes, livros, aplicativos – ela exerce um papel bom, mas é totalmente atropelada pela Apple e Amazon.
Uma das razões disso, acredita a empresa, é o conteúdo descentralizado, muitos serviços espalhados pela rede. Há pouco mais de um mês, mexeu seus pauzinhos e unificou os termos de serviço de muitos sites que controla, como as buscas, o Gmail, YouTube e tantos outros. Mas a unificação não parou por aí, e ontem foi anunciado o Google Play, serviço que agora reúne todo o conteúdo que comercializa, desde livros, passando por filmes, aplicativos e músicas. Agora a Google possui um portal unificado para concorrer frente a frente com a Amazon e a Apple, que já possuem seus centros de venda de conteúdo.
De acordo com o site Good E-Reader, não muda muita coisa para vendedores de eBooks com a Google ou para os leitores. A API do Google eBooks varejista não vai mudar, leitores serão redirecionados automaticamente para o novo site, e livros vendidos através de parceiros de varejo do Google ainda serão chamados de Google eBooks. A empresa irá fornecer guias para que varejistas expliquem as mudanças a seus clientes.
A Google disse que o Play é “uma experiência mais conectada, poderosa”. E acrescentou: “Com mais de 450.000 aplicações, milhões de músicas e livros, e milhares de filmes, o Google Play tem algo para todos.” E, para começar bem, está oferecendo grandes descontos em aplicativos e eBooks por US$0,25.
Com informações do The Bookseller e Digital Book World.