iba

Grupo Abril Lança Plataforma de Conteúdo de Nome iba

09/11/2011
 / 

Uma notícia nacional chamou a atenção do mercado editorial hoje. O Grupo Abril anunciou a versão beta de uma nova plataforma de venda e distribuição de conteúdo digital, o iba. Ricardo Garrido, diretor operacional da empresa, afirmou que o projeto tem como principal objetivo “facilitar o acesso a uma grande variedade de conteúdo digital.” A plataforma deve entrar em operação oficialmente em fevereiro de 2012, mas já funciona.

De acordo com o Publishnews:

No iba, os usuários encontrarão livros, revistas e jornais em formato digital. A nova plataforma anunciou já ter 23 revistas disponíveis e mais de 5 mil livros, de mais de 50 editoras brasileiras. Devido às regras de compra e venda estabelecidas pela Apple para os Apps, as compras só podem ser realizadas no site do iba, mas a leitura dos conteúdos oferecidos pode ser feita nos aplicativos da empresa para iPad, tablets com Android e PCs.
Também estão nos planos do iba um serviço de selfpublishing e a venda de conteúdo internacional. “Mas isso não é prioridade pra nós. No momento queremos disponibilizar a maior quantidade possível de conteúdo brasileiro”, disse Garrido. Uma ferramenta que ainda falta na plataforma, mas que o diretor garantiu estar nos planos bem próximos, é a sincronização dos arquivos que estão sendo lidos entre os diferentes aparelhos usados por um cliente.
O iba também anunciou já ter fechado acordo com a HP, pelo qual os computadores da empresa sairão de fábrica com o aplicativo do iba pré-instalado. A nova empresa pertence ao Grupo Abril, mas não pretende ser uma prestadora de serviços exclusiva do grupo. Segundo Ricardo Garrido, na área de revistas, já há acordo com mais duas grandes editoras em fase de assinatura de contrato, e outras negociações estão em andamento. A própria Abril continuará tendo outros canais de comercialização e manterá seus aplicativos de revistas, como o App da Veja, que permite compra e assinatura.

É bom notar que o Grupo Abril é um dos poucos que pode fazer isso, uma concorrência praticamente direta com a Amazon e com outras empresas que possam vir aportar por aqui. O mesmo vale para o contrário, pode ser que esse projeto se saia bem lá fora.

A interessante opinião do Eduardo Melo, fundador da Simplíssimo Livros e colaborador desse site, merece ser lida:

Afinal, a Abril é a maior produtora de conteúdo do país, somando revistas, jornais e didáticos. E, pensando bem, é a única empresa brasileira que realmente tem o meio (o conteúdo) necessário para fazer alguma competição nacional à Amazon, que ainda precisa adquirir muito conteúdo em português para tentar se comparar com o que a Abril possui nessa área.

Sempre pensamos que as livrarias iriam fazer isso, e nunca vi ninguém considerar a Abril nesse jogo do conteúdo. É uma novidade bastante relevante. Se vai dar certo a iniciativa deles, bom, aí são outros quinhentos… 😀

Somando essa notícia, com aquela do tablet da Moderna, podemos ver que 2012 será o Ano Digital do Grupo Abril, em que eles vão entrar com os dois pés no mercado de conteúdo para tablets e plataformas móveis. Se até aqui eles tinham só iniciativas isoladas no mercado (aplicativo da Veja, Livraria online da Folha, etc), resolveram agora unificar a estratégia da empresa e reunir a compra de conteúdos em um local único. O que faz bastante sentido, em se tratando de conteúdo para plataformas móveis.

É importante reparar também que eles vão ter um custo menor que o da Apple, e ainda assim, vão fazer as vendas por cartão de crédito e até boleto, nos tablets (se entendi bem). Será que a Abril não irá lançar uma loja de HTML5? Só assim para vender a um “custo menor que a Apple”.

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293