Novidades e novas ferramentas para quem quer produzir livros digitais interativos no formato ePub3 foram introduzidas pela Adobe na última atualização do Indesign CC.
Quem possui uma assinatura do Creative Clound terá percebido que a atualização traz recursos melhorados para a produção dos livros digitais interativos no formato ePub3.
Vou indicar rapidamente algumas destas novidades.
Para quem quiser aprofundar os recursos do Indesign para a produção de eBooks de maneira prática, rápida e completa é disponível o curso online de produção de livros digitais da Simplíssimo. O curso prevê a atualização dos vídeos, para a última versão do Indesign, até o fim do mês e quem já fez a inscrição ao curso vai poder ter acesso aos novos vídeos gratuitamente!
Mais informações sobre os cursos online você encontra aqui.
Agora criar e administrar os links hipertextuais ficou ainda mais fácil. Com apenas un clique no botão direito do mouse é possível criar um link e Indesign automaticamente aplica um estilo de caractere chamado “Hiperlink“, que pode ser obviamente modificado facilmente depois.
É possível agora eliminar de uma só vez todos os hiperlinks que não são utilizados.
Em um ePub no formato ePub3 é possível agora inserir facilmente as animações criadas com Edge Animate, o software da Adobe que facilita a produção de animações interativas. Este recuso irá deixar bem mais simples a vida de quem precisa acrescentar animações ou efeitos específicos de rolagem de texto, de galerias fotográficas ou outros recursos que podemos criar com o Edge Animate.
Agora é possível definir diretamente no Indesign, e sem o uso de códigos, a funcionalidade de notas em pop-up utilizada nos sistema da Apple.
Esta nova opção modifica o tag da nota de modo a permitir que ela apareça somente quando é selecionada. Além da Apple também outros software estão iniciando a implementar esta caracteristica.
Entre as novidades estão:
Agora o Indesign consegue exportar um objeto inclinado acrescentando as regras de CSS3 de maneira correta.
As listas e os elementos numerados foram melhorados permitido a aplicação de “bullets” personalizados.
Uma nova opção vai permitir eBooks ainda mais perfeitos. Agora podemos pedir ao Indesign que use a imagem original que lindamos, sem fazer transformações que muitas vezes só causavam danos nas imagens. Podemos agora preparar nossas imagens já pensando no ePub e pedir pra o Indesign simplesmente usá-las.
Em prática, para quem produz um eBook em ePub3 vai ser mais simples fazer algumas tarefas como inserir animações, usar imagens com tamanho personalizado, desfrutar recursos de inclinação, cores e degradê, notas em pop-up e melhor controle da tipografia inclusive com a possibilidade de usar as fontes Typekit, sem ter que ser um máximo experto de códigos.
Nota-se claramente a intenção da Adobe de fazer do Indesign um instrumento sério para a criação do formato ePub3.
Pingback: Nova versão do Adobe Digital Edition traz novidades! | Revolucaoebook.com.br - notícias e opiniões sobre ebooks, livrarias e o mercado do ebook - Revolucaoebook.com.br