Estava lendo um review do Kindle Fire no Publishers Weekly quando me deparei com a melhor definição (até agora) do que é este novo tablet da Amazon:
Se você já usou um iPad, usar o Kindle Fire provavelmente irá lembrá-lo o quanto a Apple presta atenção ao design, à experiência do usuário, em detalhes. A Apple pensa muito não apenas sobre as características que todo mundo vai querer o tempo todo, mas que algumas pessoas vão querer às vezes. A Apple é apaixonada por seus produtos, quaisquer que sejam. O iPad é um prazer, às vezes até mesmo um mistério, para manter, explorar e utilizar. O Kindle Fire é um retângulo preto com uma tela que permite que você, basicamente, faça sete coisas.O mercado está prestes a se tornar dividido entre o iPad e “o resto” do mercado de tablets, todos os outros, menos o iPad. Para os usuários que não querem um mini-computador sexy, o Kindle Fire será o dispositivo mais barato e fácil de obter, cheio de conteúdo.Finalmente, apesar de sua aparente paixão pelos livros, a Amazon não é uma empresa de dispositivos, é uma empresa que irrevogavelmente mudou, e inovou, o varejo. E isso é o que está fazendo novamente com o Kindle Fire. Bezos faz os clientes pagarem a Amazon (embora o Fire em si dê prejuízo) pelo privilégio de possuírem sua própria experiência de compra móvel na Amazon. Ele deve estar muito animado em vender um lote de assinaturas do Amazon Prime (serviço de assinatura anual), que vêm com, é claro, o conteúdo de vídeo gratuito e de empréstimos da biblioteca Kindle mas, mais importante, com frete grátis de produtos em até dois dias – ou seja, se você está sentindo preguiça de caminhar até a loja para comprar sua escova de dentes (ou torradeira, ou bermudão ou qualquer outra coisa), você só tem que comprar na Amazon. Este dispositivo é todo sobre a compra de produtos, e muitas e muitas pessoas irão comprá-lo, e consequentemente também o conteúdo e os produtos da Amazon, nesta época de fim de ano.
Enquanto a Apple e outras empresas se concentram em criar tablets para vender e fornecer conteúdo, a Amazon efetivamente tem a vantagem (nos EUA) de vender conteúdo e produtos. Se a pessoa topar pagar US$80 por ano, ganhará conteúdos grátis e entrega grátis das compras feitas na Amazon… se o preço da Amazon é mais barato e o frete é grátis, alguém pensaria duas vezes?
Pelo visto, o grande potencial do Kindle Fire como dispositivo é servir como um facilitador de qualquer compra necessária do seu proprietário. A compra de qualquer coisa é extremamente fácil, feita ao toque de um dedo, debita automaticamente no cartão de crédito (já cadastrado previamente) e a entrega é grátis e rápida. Isso é levar uma “perfeição” logística para o mundo das coisas materiais, físicas, algo que vai bem além do digital.
E claro, vai vender muitos ebooks também. Mas de fato, vendo por esse ângulo, o aparelho certamente foi pensado para ser muito mais do que isso.