Livro digital

Livrarias Devem se Unir, ou Irão Fechar

18/05/2012
 / 

Esse é um conselho vindo de ninguém menos do que Philip Downer, ex-CEO da Borders inglesa. Ele falou no evento World E-Reading Congress, e afirmou que uma livraria sozinha não poderá fazer muita coisa.

“Agora, mal e mal as livrarias competem uma com as outras, resolveram competir com a Amazon e Apple só estão gastando com isso” diz Downer, que sabe bem do que fala. A super cadeia de livrarias Borders fechou suas portas por não conseguir competir com as vantagens da Amazon e seus eBooks e facilidades. Os modelos de negócio precisam ser radicalmente modificados e reinventados, uma vez que a era das cadeias de livrarias chegou ao fim, e o legado de seus bens de varejo podem “tornar-se realmente tóxicos”.

Segundo ele, não é mais viável se apegar ao legado de lojas, e aquelas não forem totalmente viáveis devem ser tiradas do mapa. Agora, é preciso competir “multicanal”, mas isso não é possível de ser feito sozinho. Downer sugere que as livrarias – e também editoras, autores, agentes e até leitores – se unam para poder competir com as grandes empresas que estão tomando seus negócios, e espera também que outras organizações, como Gardners, Nielsen e a Booksellers Association, apoiem essas iniciativas e ajudem como puder.

Eu gostaria de ver todas essas organizações, e outras, empenhadas em apoiar todos que sejam especialistas em venda de livros, não importando se eles estão vendendo eBooks ou impressos, online ou na loja”, disse. “Um setor livreiro saudável é de interesses de todos no comércio – autores, agentes, editores, leitores. É necessário que o livreiro se remodele para o futuro, e que o faça em parceria com todos os outros jogadores-chave no negócio da publicação. ”

Com informações do The Bookseller.

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293