Uma das notícias mais reproduzidas e comentadas desta segunda-feira é uma promoção da Barnes & Noble. Por tempo limitado, quem adquirir um tablet Nook HD+ levará para casa um ereader Nook Simple Touch. A promoção vale até o dia 30 de março. Se você tem algum amigo nos EUA…
Promoções assim fazem a alegria de alguns consumidores, mas expõem claramente as dificuldades das empresas. No caso da Barnes & Noble, a promoção escancara os sérios problemas da livraria com queda de receita e o encalhe de dispositivos.
Para a agência Reuters, a promoção indica que a livraria “ainda está lidando com excesso de estoque do impopular e-reader”. Outras análises que correm na internet são menos pessimistas, e dão conta que a B&N está querendo conquistar mais usuários, competir com a Amazon, etc.
É bem-feito! Recusaram-se por anos adotar a política da Amazon e vender readers e ebooks fora dos EUA. Agora colhem o (pouco) que plantaram!
Fui proprietário de um nook por dois anos (até estragá-lo em um acidente infeliz), sem poder usar a loja online (aceitavam meu cartão para comprar livros em papel, mas não os eletrônicos). Agora, acabei de comprar um Kobo Glo na Cultura.
Desprezaram os clientes internacionais, deixando assim de fazer um ecossistema mais rico para suportar o produto. Espero agora que a empresa afunde de vez com sua política tacanha e bairrista (ou não…).
Eu tenho um Nook Touch desbloqueado e agora tenho um ótimo tablet android com e-ink (com todas as suas limitações).
Concordo com o Daniel Bacellar. Ignorar os clientes internacionais e fechar todas as possibilidades de um dispositivo que tem tudo para ser ótimo só pra tentar maximizar o lucro é burrice. E sorte deles que burrice não dói.