Não existe botão mágico

Não existe botão mágico

20/03/2014
 / 

Joana de Conti é formada em Ciências Sociais e trabalha na editora Rocco, na parte de produção dos arquivos em ePub. Seu aprendizado sobre o que está por trás da produção dos livros impressos e digitais ocorreu simultaneamente, diferentemente da maioria dos profissionais do mercado editorial.

Contando um pouco sobre a sua rotina na editora, Joana relata que pessoas com pouco conhecimento a respeito dos eBooks pensam que o processo de produção desses livros digitais se resume a uma simples conversão, como se existisse uma espécie de botão mágico. Mesmo com um arquivo revisado e diagramado em mãos, muita coisa deve ser feita.

Muitos programas são utilizados para que o eBook chegue a sua fase final. A formatação de caracteres e parágrafos, a conversão para o formato ePub, a edição dos tamanhos de fonte, espaçamentos, capitulares e títulos, fazem parte do processo de produção, e são realizadas através de diferentes softwares. Feito tudo isso, é que se pode testar o arquivo nos dispositivos compatíveis.

Assim, podemos perceber que os livros digitais publicados dos quais temos acesso não são construções simples.  “O e-book é um mistério para todos, uma novidade constante tanto para leigos quanto para os profissionais mais experientes das editoras, mesmo aqueles que trabalham diretamente com ele” diz Joana.

Para saber mais a respeito das vivências de Joana e dos softwares utilizados por ela no processo de produção dos eBooks, acesse o Colofão.

 

 

Chat via Whats (51) 98628-2293