A startup alemã PaperC, que trabalha com eTextbooks, anunciou essa semana novos planos para reinaugurar seu site com novo design e novo serviço. De acordo com o site eBookNewser o serviço oferecido será a venda de eBooks por capítulo ou até mesmo por páginas.
Eles também irão testar um sistema de assinaturas, onde leitores pagarão uma taxa fixa e utilizarão quantos documentos precisarem. O valor deverá ficar entre 10 e 20 euros, ideal para estudantes. A PaperC oferece 14 mil títulos de 85 editoras.
Para emendar, o site Teleread noticiou o novo serviço uTales, que também irá trabalhar com o sistema de assinaturas, só que para obras infantis. São mais de 1000 profissionais entre autores e ilustradores trabalhando em novos títulos, que poderão ser acessados por uma taxa de US$9,99 por mês em um aplicativo para iPad ou no próprio site do serviço.
Confira o vídeo:
Já mostramos aqui como veículos de notícias com o The New York Times estão progredindo com o sistema de assinaturas – fora os filmes com Netflix e músicas com o Spotify –, e também como essa estratégia pode funcionar muito bem para textos acadêmicos e técnicos, além de bibliotecas para escolas e até para o prazer da leitura cotidiana.
É um nicho que pode ser explorado com sucesso pelo Brasil, já tendo como exemplo o serviço MinhaBiblioteca, entre muitos outros. O sistema de assinaturas garante uma taxa mensal que pode manter um negócio, e é bom para autores, editoras e leitores.