A longa e cada vez mais pública negociação entre Amazon e Hachette ganhou novos detalhes, fornecidos por uma fonte anônima da editora, familiarizada com o assunto, segundo o jornal The New York Times.
Basicamente, a Amazon está cobrando da editora Hachette que ela pague por “serviços” prestados. Dois são especificamente citados: os botões de pre-order, e os funcionários da Amazon dedicados somente a lidar com as demandas da Hachette.
Do ponto de vista da Amazon, ela só está replicando um modelo de negócios das livrarias físicas, que há tempos cobram das editoras, para colocar os livros em lugares de destaque nas lojas.
A reclamação da Hachette, segundo relata a matéria, seria que a Amazon vai inventando cada vez mais cobranças separadas, sendo cada vez mais nebulosa no que está (ou não) incluso em seus serviços.
É interessante observar o quanto a Amazon aprende com os vários modelos de negócio existentes… as editoras devem tomar cuidado, qualquer dia desses Jeff Bezos cobrará até o cafézinho…
Fonte: Digital Book World