Dentro de seu espaço profissional editorial você, editor (designer gráfico, produtos editorial, freelancer gráfico, tradutor, revisor, etc) só precisava se interessar pelo mundo dos eletrônicos quando precisava trocar o maquinário da empresa, ou quando surgia um novo software para edição de imagens, vetores e diagramação.
Com o livro digital, tudo isso mudou. Agora, você (interessado) precisa ficar de olho não só em seu mercado, mas também passa a ter que olhar também para o mercado da tecnologia. Além dos novos formatos, e como eles são editados, é preciso também ficar de olho em novos tablets e eReaders, acompanhar o passo de livrarias e editoras internacionais, conferir o trabalho de startups de tecnologia e ainda ter tempo para inovar em sua empresa ou seu negócio.
E é por isso que você deve prestar atenção à CES, uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo. A International Consumer Electronics Show (CES), cuja tradução livre significaria Mostra de Eletrônica de Consumo, é uma feira profissional realizada anualmente no mês de janeiro em Las Vegas, estado americano de Nevada, patrocinada pela Consumer Electronics Association. É um comércio apenas para mostra, não estando aberto para o público.
Nesta mostra, muitos novos produtos são apresentados e outros anunciados. As maiores novidades tecnológicas, que vão ditar o mercado em alguns meses e talvez por muitos anos são apresentadas lá. E com a onda dos tablets, é essa feira que a indústria escolhe para apresentar seus novos projetos e filhotes. Só para você ter uma ideia, produtos como o CD, o vídeocassete, o DVD, a HDTV e o Blu-Ray foram lançados em versões anteriores da CES (veja o infográfico abaixo).
Já estão saindo diversas notícias sobre essa feira, e por mais estranho que possa parecer a você, muitas delas são importantes para o seu trabalho. São novas tecnologias que irão influenciar a fundo no que você faz. Veja algumas notícias que dão esse exemplo:
E essas são as que eu pude observar em apenas um dia, e a feira só começa AMANHÃ! Imagine os outros, e imagine o que alguns lançamentos podem fazer com o resto do ano. Por isso, esse é mais um capítulo em que você precisa prestar atenção.
Com informações da Wikipédia.