Publicar ebook em todas as principais livrarias e lojas online requer que seu ebook tenha alguns itens básicos, como ISBN, capa de boa qualidade e arquivo em formato ePub. Aqui explicamos passo-a-passo como você faz para publicar seu ebook sem os problemas típicos dos serviços de publicação grátis.

As vantagens de publicar um ebook na Simplíssimo

Um processo simples e inclusivo de autopublicação é aquele no qual o(a) autor(a) consegue de fato se concentrar na produção do seu material, podendo delegar as tarefas que não deseja (ou não sabe) fazer por um valor acessível e justo, sem complicações e burocracias.

Para publicar ebook na Simplíssimo, você não precisa se preocupar com a conversão do livro para o formato ePub (adequado para ebooks) nem com o registro do ISBN (International Standard Book Number), pois cuidamos disso 100%. Para sua capa, você conta com vários modelos de capa gratuitos, e se preferir, pode usar nosso Gerador de Capas, ferramenta também inclusa em nosso serviço.

Quando comparamos os custos e benefícios da Simplíssimo com as outras opções que você encontra, ficam claras as vantagens. Comparando com um serviço para publicar ebook grátis, a Simplíssimo é muito superior, pois não faz a conversão do conteúdo de forma “automática” (usando programas para conversão de arquivos), dando uma qualidade e acabamento ao seu ebook muito superior a qualquer serviço grátis, sem perda de conteúdo na conversão, preservando a formatação, para ficar nas questões mais comuns. Comparando a Simplíssimo com outros serviços profissionais, especialmente aqueles que cobram uma pequena fortuna para fazer e publicar seu ebook, a escolha é ainda mais fácil: o ebook publicado pela Simplíssimo tem qualidade igual ou superior, e ainda tem igual ou maior alcance em termos de publicação, por uma fração do custo de uma editora tradicional.

A equipe da Simplíssimo acumula mais de 4.000 ebooks produzidos desde 2010, para editoras, autores e até alguns concorrentes. Fazemos a publicação em todas as principais lojas do mercado: Amazon, responsável por 60% do mercado de ebooks, e também Apple, Google, Kobo, entre outras. E você não precisa nos dar exclusividade sobre os direitos do livro: todos os direitos seguem com você, sempre. Você fica livre para fazer novas edições com quem quiser (inclusive com a Simplíssimo, que também faz publicação de livros impressos). A qualquer momento, poderá despublicar sua obra, sem entraves, mas é improvável que isso ocorra: a qualidade premium, o custo-benefício e o preço justo são amarras mais poderosas do que qualquer contrato.

O preço de venda do ebook é definido por você e 90% da receita líquida das vendas é sua (o que sobra após descontarmos impostos, comissão das lojas, etc.). Você acompanha suas vendas mensalmente, em nosso Painel de Controle, onde pode retirar suas vendas para qualquer conta corrente ou poupança de bancos brasileiros, via Pix — ou também via conta Paypal, especialmente útil para autores que vivem fora do Brasil.

E completando as vantagens, a Simplíssimo também dispõe de um mecanismo de venda direta para seus ebooks, a exclusiva Hotpage: uma página de venda simplificada que permite a um leitor adquirir e começar a leitura do ebook em até 60 segundos. Basta que seu ebook tenha um preço superior a R$ 9 e a Hotpage fica disponível automaticamente.

Resumindo, ao publicar ebook na Simplíssimo você tem:

  • Real praticidade para fazer seu ebook – você envia seu original, nós convertemos para ebook;
  • Qualidade premium na publicação – sem defeitos das conversões “grátis” – a preço de custo;
  • Distribuição em todas as principais lojas (Amazon, Apple, Google, Kobo);
  • Você define o preço de venda;
  • 90% da receita líquida é sua, não dos outros;
  • Hotpage para venda direta e maiores ganhos com vendas;
  • Alcance internacional em mais de 100 países;
  • Transparência com relatório mensais;
  • Liberdade para se concentrar no seu conteúdo;

Agora que você já conhece os benefícios e as vantagens de publicar ebook com a Simplíssimo, você pode ver mais detalhes sobre nosso serviço ou ir direto ao ponto e publicar seu ebook. Em menos de 5 minutos você cria sua conta, confere os custos, contrata e encaminha seu livro para publicação.

Como publicar um ebook na Simplíssimo, passo-a-passo completo

A parte prática de publicar seu ebook começa do essencial: você cria a sua conta a partir do link “Começar”, no menu superior do site — ou clicando aqui. Você preenche seu nome, email e uma senha.

Após criar sua conta, você é direcionado para um breve formulário, onde você irá informar dados básicos sobre a sua obra, como o título (pode ser um provisório, se ainda não tiver definido) e o número de páginas do seu arquivo original em Word ou PDF. No exemplo a seguir, informamos que nosso ebook tem 80 páginas. Você também responderá duas perguntas: a primeira será “Como você gostaria de publicar?”. Suas opções de resposta são “Só ebook”, “Só impresso” ou “Ebook e Impresso”.

A segunda pergunta será “Algum dos itens abaixo já está pronto? Se sim, marque a caixa”. Se você já tiver algum dos itens listados, basta marcar a caixa correspondente para nos informar. Se não tiver nenhum deles feito, tudo bem, basta não marcar nada e já enviar o formulário. Em nosso exemplo, informamos que já temos a capa e a revisão de texto prontos.

Os seis itens que perguntamos e seus detalhamentos:

  • Arquivo ePub profissional, testado nos principais apps de leitura e ePubcheck — marque esta opção se você já tem o ebook já em formato ePub, desde que feito por um diagramador ou editora profissional. Por outro lado, se o seu arquivo ePub foi feito de forma amadora, usando sistemas de conversão automática, não marque esta opção – arquivos gerados de forma amadora não são aceitos pelas livrarias e distribuidoras, neste caso precisamos fazer um novo arquivo ePub para seu ebook;
  • Capa montada e finalizada — marque esta opção se você já tem uma capa para o ebook, com dimensão de pelo menos 2.000 x 3.000 pixels, em formato JPG; ou se já tem capa para impressão montada para impressão, conforme mostra a imagem de exemplo.
  • Ficha catalográfica — marque esta opção se você já tem a ficha catalográfica;
  • PDF profissional diagramado em InDesign, com saída para impressão 14×21 — marque esta opção se você já tem o livro diagramado por um profissional ou editora, especificamente na dimensão 14×21, dimensão utilizada pela Simplíssimo nas edições impressas;
  • Número ISBN — marque esta opção se você já tem o ISBN registrado — você deverá informar o número na página seguinte. Lembrando que cada edição, ebook e impressa, precisa ter o seu próprio ISBN. Não é permitido usar o mesmo ISBN para o ebook e o impresso, cada edição precisa ter seu número único.
  • Revisão de texto — marque a caixa se você já está com seu texto revisado.

 

Após enviar o formulário, você recebe o nosso orçamento com o valor para publicação do seu ebook e os demais serviços. Se precisar alterar alguma opção do orçamento — por exemplo, se ao invés de usar uma capa própria, você preferir que a Simplíssimo crie uma nova capa, exclusiva, basta trocar esta opção no menu suspenso “Capa”. Você pode alterar a opção de serviço para todos os serviços e também a forma de publicação — por exemplo, caso tenha marcado que queria publicar só em ebook, mas queira conferir quanto ficaria o ebook junto com a versão impressa, basta trocar a opção selecionada no menu suspenso “Formato da publicação”.

Na página do orçamento você verá o prazo estimativo para entrega e publicação do seu ebook e o valor total do serviço. Em nosso exemplo, marcamos que a publicação será apenas em ebook, que a Simplíssimo deverá fazer o ebook formato ePub, mais a ficha catalográfica e o ISBN, que a capa usada será a Simples (modelo gratuito fornecido pela Simplíssimo), sem precisar da revisão de texto.

O orçamento informa os prazos estimativos para conclusão do ebook e o prazo para publicação após a aprovação. Os dados bancários da Simplíssimo já são apresentados na página. Caso você concorde com o valor, faça a transferência bancária para a Simplíssimo e anexe o comprovante no próprio orçamento, para enviar o formulário iniciar a produção e publicação do seu ebook.

Você será direcionado ao Painel de Controle, que já lhe pedirá para enviar seus arquivos para produção. Se você optar por uma capa gratuita da Simplíssimo, irá selecionar nesta etapa por um modelo de capa simples, gratuito, ou poderá usar o nosso Gerador de Capas para criar a sua capa.

Antes de confirmar o envio do seu livro para a produção do ebook, é muito importante que você confira bem seu arquivo e seu conteúdo, conferindo e confirmando que está tudo certo e em sua versão final. Após enviar seu material para produção, você ainda terá 24h de “arrependimento”, caso encontre algum erro e precise trocar o arquivo enviado para produção. Após este prazo, seu livro entra em nossa fila de produção e alterações de conteúdo só poderão ser solicitadas após o ebook ficar pronto.

Após recebermos seu material para produção, você deverá preencher o cadastro completo do ebook:

  • Título
  • Subtítulo
  • Pseudônimo (até 3 autores)
  • Preço de venda
  • Número de páginas
  • Língua
  • Opção de publicação da obra
  • Assunto principal
  • Assunto secundário
  • Assunto livrarias nacionais
  • Palavra-chave (3 palavras)
  • Resumo da obra

Todos estes dados você poderá alterar posteriormente quando precisar, a qualquer momento. Completado o cadastro, iniciaremos todos os serviços e em alguns dias você receberá a prova do seu ebook. Caso tenha optado pela produção da capa exclusiva, original, as provas da capa serão apresentadas antes da prova do ebook.

Quando o ebook estiver pronto, você receberá um aviso por email, e o status da obra também atualizará no Painel de Controle — hora de conferir o resultado, antes da publicação! Neste momento você aprova e libera o ebook para as lojas e livrarias, ou, caso encontre defeitos de design, erros de produção, você já encaminha um pedido de ajustes pelo Painel de Controle. Aqui há um ponto importante: se for preciso alterar o conteúdo originalmente enviado para produção, por motivo que não seja um erro de produção, isso irá gerar um acréscimo ao seu custo de produção. Erros de produção ou design, eventualmente cometidos pela nossa produção, são acertados gratuitamente, sem custos adicionais. Por conta disso, é que pedimos na etapa anterior, quando dos arquivos para produção, para você conferir e confirmar que seu material está pronto e finalizado.

Após a aprovação do ebook, em até 2 dias úteis ele entrará online nas lojas e livrarias online — tanto nas principais, como Amazon, Apple Books, Google Play Books, Kobo, Ubook, como nas menores. A Hotpage do seu ebook também é ativada no site da Simplíssimo, permitindo ganhos melhores para você e um controle mais imediato de suas vendas, junto com benefícios como o uso de cupons de desconto e a possibilidade de ampliar suas vendas através de links afiliados.

 

Você acompanha suas vendas em um relatório no Painel de Controle. O relatório de vendas é atualizado com duas periodicidades: mensalmente para as vendas feitas nas lojas e livrarias online; e para as vendas feitas através da Hotpage do seu ebook, no site da Simplíssimo, elas são anotadas sempre na hora da venda, podendo ter uma defasagem de 5 minutos entre o momento da venda e o registro no seu relatório.

Acumulando um valor mínimo de R$ 30 em vendas, você pode solicitar a retirada dos valores para sua conta-corrente ou poupança em bancos brasileiros (via Pix). Se você não reside ou não possui conta bancária no Brasil, tudo bem, você irá nos indicar uma conta Paypal, o sistema de pagamentos que é aceito praticamente em todo o mundo, com o qual também trabalhamos.

Finalizando nosso passo-a-passo, podemos concluir com o seguinte: publicar ebook de um jeito simples, fácil, com qualidade profissional premium e financeiramente super-acessível, é realidade há muito tempo aqui na Simplíssimo. Você não precisa aprender a manobrar editores e programas online complicados. Você não precisa reformatar seu livro para publicação… é um tempo enorme economizado só nisso. Orçamento, envio de arquivos e cadastro do livro, são procedimentos descomplicados e diretos: você vai enviar seu original pelo site, em Word ou PDF, depois irá cadastrar os dados da obra, e a Simplíssimo cuidará de todas as outras etapas. Depois de aprovado e publicado, você acompanhará e receberá periodicamente suas vendas pelo nosso Painel de Controle. Lembre-se: cada dia que passa e seu ebook não está publicado, mais pessoas deixam de conhecer e adquirir seu ebook. Não perca mais tempo, publique seu ebook na Simplíssimo e encaminhe a sua publicação conosco hoje mesmo! Se tiver dúvidas, nos escreva no Whatsapp 51 98628-2293.