Quando ler um eBook é mais confortável que ler um livro impresso? Nestes dias achei uma resposta bem simples a esta pergunta: quando o livro impresso tem mais de 600 páginas!
Comprei um livro grande assim e quando vi aquele pacote chegando pelo correio, percebi logo que ler preguiçosamente deitado na minha cama não seria fácil. Então resolvi comprar também a versão em eBook, pois a leitura no meu aparelho de leitor de tela fosca seria muito mais simples. Em geral nunca compro a versão física e digital do mesmo livro, mas desta vez aconteceu.
A versão impressa era bem feita, apesar de eu achar as fontes muito pequenas. Lógico, por ser um livro tão grande era uma escolha compreensível. Porém não posso dizer que a versão em eBook fosse bem feita. Tive problemas com as fontes e com o tamanho delas no meu leitor (mas porque os editores continuam insistindo em usar as mesmas fontes do livro impresso?).
Apesar dos problemas com as fontes e da formatação mal feita, a leitura se revelou mais simples do que a versão de papel e isto por um motivo simples: o peso. Ler a versão impressa de maneira confortável, no sofá ou na cama, não seria possível. A versão em eBook, ao contrário, me proporcionou a facilidade de transporte do meu livro, sendo o aparelho que uso (um Nook touch) bem leve.
Em geral, afirmamos que a vantagem do livro digital a respeito ao livro impresso é ela ser mais barata, mas pessoalmente acredito que a maior vantagem é a possibilidade de levar ele sem ter que carregar peso por ai. Posso levar meus 100 livros com o mesmo peso do meu Nook… e esta é uma facilitação que não tem preço.