As editoras e os investidores de risco (venture capitalists) possuem algumas semelhanças no que diz respeito ao modo de lidar com seus negócios. Ambos procuram por um projeto (livro/empresa) que agregue valor aos seus investimentos, por mais que esteja em uma fase inicial ou até mesmo antes disso, quando se tem apenas um conceito.
Nas editoras, é a experiência editorial e o conhecimento em vendas e marketing que podem trazer “bons frutos” para os negócios. Para os venture capitalists, esses conhecimentos também são de suma importância para que seja proporcionado um crescimento para empresas que estão dando seus primeiros passos.
Utilizando conceitos que também são aplicados ao mundo do “capital de risco”, Gareth Cuddy, fundador da ePubDirect, maior distribuidora de eBooks da Europa, nos mostra 6 dicas que podem alavancar os projetos de editoras:
1 – Seja seletivo
Publique menos e melhor, tendo a certeza de que os seus investimentos foram usados de maneira inteligente.
2 – O que você pode dar ao seu autor?
Quando se tem mais conhecimento em determinado segmento, a confiança que é passada para quem procura seu trabalho é maior. Muitas editoras pequenas mantém uma boa estabilidade por dominarem determinados nichos do mercado de livros.
3 – Seja rápido
Em um mundo onde as ideias, tendências e ideologias podem ser difundidos em horas ou dias, é necessário que, mesmo que apresentem determinado grau de dificuldade, as decisões e escolhas sejam tomadas de maneira com que não se perca tempo.
4 – Tenha um plano de longo prazo
Editoras tendem a pensar de maneira restritiva, focando seus esforços somente em projetos atuais. É necessário que se tenha um pensamento à frente, como é o exemplo de alguns títulos que possuem “continuação”.
5 – Meça seu progresso
Verifique o retorno trazido pelos projetos realizados por você ou por sua editora. Se o resultado não for o esperado, talvez não seja uma boa ideia reinvestir na mesma linha de produto e/ou serviço.
6 – Esteja “em rede” com o autor
Uma vez que a experiência editorial esteja aliada ao projeto do autor, os benefícios em potencial são mais fáceis de serem alcançados para ambas as partes.
Para saber mais sobre a relação entre as editoras e os venture capitalists, acesse o link: What Can Publishers Learn from a VC?