A Smashwords está aprimorando seus serviços para conseguir concorrer com outras empresas que também estão trabalhando com self-publishing como a Amazon e a Barnes & Noble. Após avisar que passará a aceitar arquivos em ePub já formatados, o site TeleRead informou que agora a Smashwords inaugurou um serviço especial para agentes literários, que estavam um pouco esquecidos em toda essa nova cadeia digital.
O serviço fornece aos agentes literários ferramentas simples para gerenciar a publicação e distribuição de eBooks de seus clientes independentes. Entre as funções do serviço estão conversões gratuitas de eBooks, gerenciamento de metadados centralizado, distribuição a grandes varejistas, relatórios de vendas agregadas e merchandising especial no Smashwords.com.
“Agentes Literários vão escrever o próximo capítulo da revolução eBook independente”, disse Mark Coker, fundador e CEO da Smashwords. “Embora todos os autores tenham a liberdade de auto-publicar, muitos preferem delegar a publicação eletrônica e tarefas de escritório ao seu agente para poderem se concentrar sua na escrita.”
Mais de 32 mil autores, pequenas editoras e agentes literários têm utilizado o Smashwords para publicar 85 mil eBooks nos últimos três anos. Dentre esses, 7.500 foram lançados nos últimos 30 dias.
A ideia é louvável e merece meus préstimos. Assim como as editoras, nesse futuro digital, atuarão mais ainda como selecionadoras de conteúdo, também os agentes literários servirão como um filtro, ajudando possíveis bons autores a se destacarem nesse mar de auto-publicações que está inundando o mercado editorial.