Gostaria de mostrar agora um projeto muito interessante, que está alcançando voos maiores e já chegou a Londres. Juliano Spyer é pesquisador formado em Antropologia na University College London.
Seu projeto chama-se Homer, e vou colocar aqui as palavras dele para descrevê-lo:
Neste último sábado, meu amigo e colega Cosimo Lupo e eu mostramos pela primeira vez em público o projeto de um scanner de livros chamado Homer. Homer é uma solução fácil de instalar no computador e fácil de usar para transformar uma câmera digital comum em um scanner de livros.
O resultado da aplicação dessa solução produz uma versão digital do livro que ao mesmo tempo mantém sua formatação original mas acrescenta sobre a imagem do texto o mesmo texto em formato digital. Isso significa que o leitor não apenas terá uma cópia digitalizada do livro, mas que poderá copiar porções do texto e fazer buscas em seu conteúdo. Veja o protótipo funcionando neste clipe.
Assista a seguir o vídeo de dez minutos e em inglês em que apresentamos o scanner, gravado durante o evento Whatever is to become of books?, parte do calendário de atividades do London Design Festival de 2011. Ou confira a documentação do projeto, inclusive a instrução para construir o protótipo e o passo a passo para instalação e uso dos programas. Ou assista o depoimento de Aquiles Alencar-Brayner, curador do acervo digital da British Library, sobre o scanner.
httpv://www.youtube.com/watch?v=UHmkgcuHZ8Q
Um outro ótimo vídeo explicando o projeto:
Mais informações, aqui e aqui.
Simplesmente genial o projeto! Contempla inclusive a transformação das fotos dos livros em caracteres pesquisáveis e copiáveis. Se isso existisse no meu tempo de Barsa eu pouparia várias horas de cópias manuais para os trabalhos escolares. hduashdua