No site Digital Book World Jason Allen Ashlock, presidente e fundador da Movable Type Management cita três itens importantes que editoras e outros produtores de conteúdo devem sempre levar em conta na hora de levar seus negócios:
Escolher com quem se trabalha é fundamental, uma editora já sabe disso. Os autores certos, os desenvolvedores certos, os freelancers certos. Uma boa parceria, escolher qualidade ao invés de preço, são coisas que influem e muito no resultado final, que deverá ser vendido ao consumidor.
Ainda mais no mercado digital, onde tudo é sempre novo, e aqueles que encontrarem boas soluções primeiro vão ganhar mais dinheiro antes e se manter com mais segurança no mercado.
Tentar novas estratégias, workflows diferentes, sair da rotina e do tradicional. O mundo digital exige que todos se adaptem, mudem e inovem. Ficar no mesmo lugar esperando que tudo será como antes não vai funcionar.
Experimentar leva a mais erros, mas também leva aos acertos. Aprenda com os erros e será mais fácil acertar. Uma vez que acertou, repita, mas continue sempre experimentando. Nunca se acomode.
Nas palavras de Ashlock: “Podemos adotar um modelo de representação menos direto, levar os parceiros capazes e lançar-nos em um papel de gestão social, mas precisamos dos autores para trazer suas idéias, seus insights e sua bravura. Precisamos de todos os olhos no mercado que podemos obter, todas as idéias que podemos produzir, todas as mãos que podemos obter no trabalho, e todo o entusiasmo destemido que podemos reunir se vamos experimentar o suficiente para ir em direção à confiança e eventual especialização. Precisamos que nossos autores sejam educados, curiosos, dispostos a levar às vezes e às vezes a serem levados.”
Pingback: Três Passos Para o Sucesso no Mercado Editorial Digital | Letra e Palavra