O New York Times informa, citando “fontes familiares com o assunto”, que a Barnes & Noble deve sair do negócio de dispositivos (tablets e ereaders). O resultado financeiro do Nook no último trimestres de 2012, considerado desastroso na opinião de analistas, contribuiu para a cúpula da B&N reavaliar sua estratégia digital. Isso indica que a livraria pode nem iniciar a internacionalização da sua plataforma de leitura, algo especulado para ocorrer em 2013.
A livraria americana atravessa uma crise sem precedentes. Nas últimas semanas, parece dar a impressão de que caminha para fechar as portas – já tem até um planejamento de longo prazo para o fechamento de livrarias.
Segundo o Digital Book World, é possível que a B&N siga o caminho de muitos concorrentes – vender conteúdo para os consumidores diretamente no iPad.
Surpreendente!!! A internacionalização do NOOK poderia ser um caminho excelente. Na Livraria Cultura, com a parceria Kobo, crescemos 400% as vendas de ebooks. Passamos de menos de 1% de venda frente aos livros físicos para mais de 3%, desde o início da parceria.