200 mil Tablets Foram Vendidas no Brasil até Julho – artigo


Revolução E-book

Dados do IDC, obtidos pela Folha, mostram que foram vendidos aproximadamente 200 mil tablets no primeiro semestre de 2011. As vendas são puxadas principalmente pelo iPad da Apple e pelo Samsung Galaxy Tab. Outros aparelhos prometem esquentar o mercado até o final do ano, como o Ypy da Positivo e lançamentos como o Galaxy Tab 10.1. Até o final do ano, a compra desses equipamentos devem ultrapassar 450 mil unidades.

Entretanto, esse número ainda é bem inferior ao número de smartphones e notebooks comercializados no mesmo período. “Os números mostram que existe demanda significativa para tablets no Brasil, mas o mercado ainda está muito distante dos outros terminais móveis”, afirma Luciano Crippa, gerente de pesquisas da IDC Brasil. Nos seis primeiros meses de 2011, foram comercializados no mercado brasileiro 3,9 milhões de smartphones e 3,8 milhões de notebooks. Os computadores portáteis responderam por 51% das vendas. Os desktops somaram 3,7 milhões de unidades.

Ainda de acordo com Crippa, atualmente a proporção de vendas entre tablets e notebooks é de 19 para 1, mas até 2015 isso deve cair para 4 para 1. Com o incentivo do governo, tudo isso só tende a aumentar.

Para o mercado editorial, isso não é ruim. Mesmo ainda vendendo menos do que outros produtos, o mercado está em crescimento contínuo, e deve continuar em uma subida vertiginosa nos próximos anos. É bom lembrar também que a maioria dos brasileiros lê no computador, e muitos também utilizam o smartphone. Então, para os livros, só há o que ganhar.

No exterior

Dados mundiais são mais grandiosos. Segundo o site Ler ebooks os dados do IDC revelam um crescimento de 89% no segundo trimestre e 300% em relação ao ano anterior, referindo-se ao mercado de tablets. São 13 milhões de aparelhos vendidos. Até o final do ano, o IDC espera que esse número alcance os 62,5 milhões de unidades. O iPad fica com 68% da fatia desses números, com 9,3 milhões vendidos.

200 mil Tablets Foram Vendidas no Brasil até Julho

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293