Ao final do 1º semestre de 2012, 55% dos compradores de ebooks fizeram sua leitura em um dos aparelhos Kindle, da Amazon.
A participação da Amazon era 45% no segundo trimestre de 2010 e 48% no mesmo período de 2011. Após o lançamento do Kindle Fire, o ritmo de participação da Amazon aumentou. Prova disso é que, desde seu lançamento em fins de 2011, a participação do Fire na leitura de ebooks cresceu rapidamente, atingindo 18% do total de compradores de ebooks, em junho de 2012. Somente parte deste crescimento veio de leitores que migraram dos ereaders Kindle para o tablet Kindle Fire, de modo que a combinação ereaders dedicados mais tablets conseguiu ampliar a presença da Amazon junto aos leitores.
A Apple tinha uma participação de 15% na preferência para leitura dos consumidores de ebooks, ante 13% em junho de 2011. O ganho veio inteiramente de iPads, uma vez que o uso dos iPhones para leitura recuou dois pontos percentuais no mesmo período. O Nook, da Barnes & Noble, tinha uma participação de 14% no segundo trimestre de 2011, e este número se manteve estável.
O uso de leitores que usam os computadores para a leitura caiu de forma consistente, passando de 10% dos leitores em junho de 2011, para 6% em junho deste ano.
Os dados são da Bowker.
Fonte: Publishers Weekly