Quinta-feira, 23/05, o Grupo Abril anunciou ao mercado a compra do controle da distribuidora Xeriph e da livraria Gato Sabido. A aquisição faz parte da estratégia da Abril de ampliar sua participação no mercado de conteúdo digital, para tablets, smartphones e computadores pessoais.
Segundo a nota, atualmente a Xeriph distribui livros de 240 editoras, para mais de 30 canais de venda. Na prática, porém, esses números dizem pouco. Boa parte dos canais de venda da empresa são pequenas livrarias digitais, que geram vendas insignificantes. Além disso, mais de 100 das editoras filiadas à plataforma, oferecem 5 ou menos ebooks cada uma. No último levantamento que publicamos sobre a situação dos ebooks no Brasil, fica visível a perda de força da Gato Sabido/Xeriph para agregar mais conteúdo ao seu sistema, cujo número pouco evoluiu em relação a agosto de 2012. Meses atrás, circularam boatos de um possível interesse da Amazon pela Xeriph, que não se concretizou. Sem a venda para outra empresa, dificilmente a Xeriph conseguiria se manter viva no mercado.
A aquisição mostra o ímpeto do Grupo Abril para acelerar sua participação no negócio de ebooks e conteúdos digitais. Há pouco mais de um ano, a Abril lançou sua própria loja de ebooks, iba, que recentemente passou por ajustes. Pelo visto, a Abril quer mais. Logo iremos descobrir se as apostas irão vingar, frente à concorrência.