Sucessos como The Hunger Games, por Suzanne Collins, e Percy Jackson, de Rick Riordan, estão com a popularidade cada vez mais alta. A maioria destes livros são voltados para adolescentes, mas parece que a leitura de adultos está em ascensão. Um estudo recente conduzido pela Bowker afirmou que 55% de todos os livros e ebooks para adolescentes são comprados por adultos com 18 anos ou mais, enquanto 28% dos leitores ficaram na faixa entre 30 e 44. Segundo Kelly Gallagher, da Bowker,
“Notamos uma disparidade entre o número de livros para adolescentes e ebooks sendo adquiridos, e o número relativamente baixo de jovens que afirmavam ler ebooks. A idade dos consumidores adultos destas obras foi surpreendente. E enquanto a tendência é influenciada, em certa medida, pela popularidade de The Hunger Games, os nossos dados mostram que é um fenômeno muito maior do que desta série. Estou certo de que cada adulto que lê em um tablet ou eReader já leu ficção para jovens. Livros populares tendem a transcender seus gêneros estabelecidos. Por exemplo, o Harry Potter e The Hunger Games, ambos têm um apelo global para todas as gerações de leitores. O fato de esses filmes fizeram uma copiosa quantidade de dinheiro, é prova suficiente para a maior exposição de obras de ficção.”
O Brasil não dispõe de dados com esta profundidade de análise (e os poucos dados disponíveis, não são exatamente confiáveis). Porém, dado que as séries para adolescentes no Brasil têm vendas fortes, a situação local tende a ser bem parecida. E, claro, os jovens brasileiros também não são reconhecidos pela leitura inveterada.
Fonte: Michael Kozlowski, Good e-Reader